Top

6 passos para higienizar os pincéis de maquiagem

Pincéis sujos de maquiagem podem irritar a pele e, desta forma, provocar infecções cutâneas. Com isso é importante que se faça a higienização destes, tomando certos cuidados. Segundo a dermato Karla Assed, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia  e da American Academy of Dermatology, o acúmulo de bactérias nas cerdas pode se misturar à maquiagem e causar alergia ou irritação na pele.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“O ideal é que você tenha dois jogos de pincéis para alterná-los”. Na sequência, a Dra Karla ainda responde algumas dúvidas relacionada ao assunto.

Já a maquiadora Daniella Vaz, do Jacques Janine Fashion Mall, diz que o xampu infantil Johnson’s baby é um bom aliado para limpar pincéis de maquiagem e tirar aquele make pesada dos olhos. “Como o ph é neutro e não contém parabenos, é ótimo para limpeza dos pincéis”, afirma Daniella.

Dicas dermato Karla Assed:

1.       Molhe os pincéis com água morna e corrente;

2.       Coloque em uma tigela água morna e uma colher de sopa de xampu de ph neutro;

3.       Mergulhe os pincéis na mistura e massageie as pontas dos pincéis delicadamente na palma da mão, fazendo espuma;

4.        Enxágue bem os pincéis em água morna e corrente;

5.       Retire o excesso de umidade dos pincéis com uma toalha de papel limpa e seca;

6.       Deixe os pincéis secando sobre uma toalha, em superfície plana.

Perguntas e respostas

– De quanto em quanto tempo de ser feita essa limpeza? Pelo menos uma vez por semana.

– Quais são os problemas de pele que um pincel sujo pode causar? Irritação, alergias, vermelhidão, irregularidade na maquiagem

– É preciso ter um cuidado especial se a pele já estiver com algum problema, tipo acne? O cuidado principal se a pessoa tiver lesões como herpes que é contagioso.

– Não é indicado usar pincel de outra pessoa, mas se na hora do desespero só tiver isso, usar um pano umedecido ajuda? A exposição ao álcool ao produto deverá ser realizada por fricção. Coloque o álcool em um papel toalha ou spray de limpeza.

– Usar apenas sabonete ou aqueles limpadores de pinceis adianta? Já livra o pincel das bactérias? sim, adianta.

Mais de Beleza