Top

Sardas e manchas? Saiba como cuidar delas no verão

Para quem tem sardinhas e manchas, é preciso redobrar os cuidados com a pele durante o verão. “Essas imperfeições tendem a se agravar com a exposição ao sol. O ideal é dar preferência aos protetores com cor, se possível, associando um pó compacto na face”, indica a dermatologista Karla Assed, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia  e da American Academy of Dermatology. Além disso, a especialista sugere o uso de roupas, bonés, viseiras e barracas com proteção UV.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Quanto a tratamentos para amenizar o problema de sardas e manchas, a médica chama atenção para o fato de aqueles que se expõem ao sol com frequência, o ideal é aguardar a estação terminar para então começar o tratamento, que pode envolver luz intensão pulsada, peelings, lasers, microagulhamento com drug delivery, entre outros.

Em relação às sardas, em especial, a médica explica que elas podem variar de marrom claro ao escuro na pele de pessoas loiras e ruivas, e de pele clara, mas não de exclusividade delas. “Em geral são lesões benignas”, ressalta.  Neste caso, o ideal é usar um filtro solar com FPS alto, tipo 50, com pigmento e bloqueador solar. Para o corpo não precisa do pigmento”, completa.

Perguntas e respostas:

1) Pele com sarda é mais sensível ao sol? Por quê?

Geralmente as pessoas que têm sarda apresentam pele muito clara e, com isso, uma pele mais sensível.

2) Afinal, o que são sardas?

As sardas são manchinhas pigmentadas, que podem variar do marrom claro ao escuro na pele de pessoas loiras e ruivas, e de pele clara ,mas não são de exclusividade delas. Em geral, são lesões benignas.

3) Que tipo de protetor solar devemos usar? Vale o mesmo para o corpo?

O ideal é usar um filtro solar com FPS alto – tipo FPS 50 , com pigmento (cor de base) e/ bloqueador solar. Para o corpo não precisa o pigmento.

4)As sardas precisam de algum cuidado extra, além do filtro solar?

Não.

5) Existe algum tratamento para ser feito durante o verão? (alguma máscara caseira ou tratamento profissional?)

Para sardas existe tratamento à base de lasers como o laser rubi, lasers fracionados, CO2.

6) O que pode acontecer se eu não tratar?

Não tem nenhuma consequência se não tratar. São lesões benignas.

7) Existe alguma ligação entre anticoncepcional e sardas que devemos nos preocupar no verão, especialmente?

Não.

Mais de Beleza