Top

Conheça 3 tendências em cuidados com a pele

Nós adoramos cuidar da pele para deixá-la saudável e bonita. Por isso, é bom estar sempre atualizado para adicionar as novas tendências à rotina de cuidados para conquistar a pele ideal. Já sabe o que estará em alta em 2020? A Dra. Paola Pomerantzeff, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), fala sobre três assuntos que estão em voga. Veja a seguir:

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Microbioma – A nossa pele é habitada por milhares de bactérias, fungos e vírus. Esses microrganismos têm nome de microbioma, cuja função é proteger o nosso corpo de doenças e outros problemas, como o ressecamento e a sensibilidade da pele. “Esses microrganismos ‘bonzinhos’ são os chamados comensais. A presença deles na pele previne o surgimento de germes causadores de doenças e mantém o pH da pele em equilíbrio”, explica.

Dentre os fatores que afetam o microbioma, estão: má alimentação, hábitos de higiene, uso de cosméticos, sabonetes e produtos que removem essas bactérias ou causam algum tipo de reação à pele, além do estresse emocional. “Quando a população do microbioma se reduz, as bactérias, vírus e fungos podem se instalar, causando infecções e doenças. Uma vez que ocorrem alterações, a pele tende a ficar desprotegida, ficando suscetível a doenças como psoríase, dermatite atópica e acne”, afirma.

Para cuidar do microbioma da pele, a Dra. Paola sugere algumas dicas, como   tomar banho morno, rápido e com sabonetes que consigam manter o pH da pele. Outra dica, segundo ela, é manter a pele sempre hidratada, pois, dessa forma, mantemos um ambiente favorável para os microrganismos bons. “Aposte em hidratantes probióticos que favorecem as bactérias boas do microbioma, protegendo a região das doenças de pele. Conter o estresse é muito importante também; procure incluir atividades físicas na programação, além de procurar profissionais que auxiliem no controle da ansiedade”, completa.

LED Azul – Diversas pesquisas recentes têm apontado que o LED azul tem uma capacidade bacteriana superior ao uso de medicamentos e soluções tópicas. Além disso, outras pesquisas mostram que o LED azul tem efeito permeabilizante, ou seja, aumento do potencial de princípios ativos que elevam a concentração de água da pele. Segundo a dermatologista, o LED Azul é considerado uma evolução na fototerapia, pois se trata de uma técnica indolor, não térmica, não invasiva, que não necessita de tempo de recuperação após a aplicação, além de não possuir restrições quanto ao fototipo cutâneo. Ela explica como funciona: “A bactéria causadora da acne produz uma substância química chamada porfirina para manter seu metabolismo normal. A exposição dessa substância à luz do LED azul causa um estímulo fotodinâmico que altera a molécula da porfirina, interrompendo o metabolismo da P.Acnes e eliminando a presença da bactéria sem lesionar o tecido.”

Cosméticos verdes – Os cosméticos verdes têm conquistado cada vez mais o mercado brasileiro e mundial. A demanda por produtos verdes acontece por diversos motivos: a percepção de serem mais saudáveis e seguros e por serem menos agressivos ao meio ambiente. Tal demanda tem sido reforçada por novas tendências comportamentais, como a do consumo ético e estilo de vida saudável e consciente. Existem três tipos que não devem ser confundidos: os cosméticos naturais, os cosméticos orgânicos e os cosméticos veganos. “Os cosméticos naturais são compostos em grande parte de ingredientes naturais, e o processo de fabricação deve ser sustentável e não pode ser testado em animais. Já os orgânicos, são formados, claro, por ingredientes orgânicos, sem agrotóxicos, adubos químicos e derivados de petróleo, mas que podem conter matérias-primas derivada de animal e alguns sintéticos, salvo algumas restrições. O processo de fabricação também deve ser sustentável e não pode ser testado em animais. Por fim, temos os veganos. Eles não precisam ser naturais ou orgânicos, mas não devem conter ingredientes de origem animal e nem serem testados em animais, mas podem utilizar produtos químicos”, finaliza.

Mais de Beleza