Top

Alimentação saudável ajuda no controle de acnes

Cravos e espinhas são alguns dos maiores obstáculos estéticos para os adolescentes. Isso porque é nessa faixa etária que as acnes prevalecem. No entanto, elas podem atingir pessoas de qualquer idade, seja por problemas hormonais ou alimentares, e, por se tratar da imagem de cada um, pode afetar a autoestima.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A alimentação está ligada à saúde de maneira direta – seja em relação ao corpo e ao bem-estar, e isso não seria diferente para a saúde da pele. Por isso, o consumo de bons nutrientes é essencial para manter-se saudável e com corpo e rosto protegidos e radiantes!

A relação entre acne e alimentação, embora seja rodeada de mitos e informações falsas, tem sido fortemente estudada, tanto em faculdades de nutrição, quanto por dermatologistas, e a ciência como um todo. A questão é que alguns alimentos são capazes de estimular indiretamente a produção de sebo, por meio do estímulo à secreção de insulina, podendo contribuir para o aumento de hormônios andrógenos, que resultam no sebo na pele, gerando as acnes.

Sendo assim, seguir com uma alimentação saudável auxilia no controle de acnes. É recomendado evitar o consumo de leite e passar a comer alimentos de baixo índice glicêmico. Doces, refrigerantes e demais alimentos refinados e industrializados costumam ser ricos em gorduras hidrogenadas, sódio e açúcares — que aumentam o processo inflamatório do corpo e do organismo — e também devem ser evitados ou consumidos esporadicamente.

Veja abaixo nutrientes e alimentos que podem colaborar para deixar as acnes de lado e te deixar ainda mais bela!

  • Alimentos ricos em ômega-3, como atum, salmão e sardinha, possuem ação anti-inflamatória e são favoráveis para deixar a pele mais cuidada;

  • Alimentos ricos em vitamina A, bem como abóbora, cenoura, manga, mamão e vegetais escuros, como o espinafre;

  • Vitaminas antioxidantes, como as vitaminas C e E, são ótimas para o combate de radicais livres decorrentes do processo inflamatório. Elas estão presentes em frutas cítricas, abacate, óleos vegetais, oleaginosas, sementes e na gema do ovo;

  • Por fim, mas de extrema importância, o zinco, um dos nutrientes mais indicados para o combate às acnes. Ele está presente em alimentos como carne, sementes e oleaginosas e contribui para controlar as bactérias que causam infecções na pele.

Mais de Beleza