Top

Dia do Batom: Aprenda a fazer uma boca degradê

Você sabia que dia 29 de julho é Dia do Batom? Um dos produtos de maquiagens mais democráticos – existem cores e texturas para todos os gostos -, o batom é perfeito para finalizar qualquer look. Enquanto tons mais neutros costumam ser combinados com sombras chamativas, as versões mais coloridas podem alegrar qualquer visual.

SIGA O SITE RG NO INSTAGRAM

Além da variedade de cores, há um grande número de técnicas que ajudam a inovar o visual sem precisar de muito esforço. Entre esses truques, há a boca degradê, que mistura variedades da cor e cria um efeito que vai de tons mais claros a escuros.

“Você pode usar dois ou três tons para criar o degradê. As extremidades mais escuras com o centro mais claro, cria um efeito de lábios maiores; já as extremidades mais claras e o centro mais escuro, o efeito é de lábios menores. O legal é iniciar com o tom mais claro e ir acrescentando os tons mais escuros aos poucos”, aconselha a maquiadora Brigitte Calegari.

Para Brigitte, os batons cremosos são os melhores para criar o visual e pincéis pequenos, porém mais fofinhos ajudam a aplicação, principalmente na hora de esfumar as cores e suavizar a transição entre um tom e outro. “Hidratar bem os lábios antes é muito importante, além de existirem alguns primers específicos para os lábios que ajudam na durabilidade. Escolha um batom mais sequinho para que ele dure mais”, acrescenta a maquiadora.

Para quem conhece esquemas de cores, a harmonização análoga é a ideal, mas Brigitte passou algumas combinações que sempre funcionam: vermelho, pink e rosa claro; vermelho, laranja e pêssego; vinho, vermelho e laranja; pink, rosa claro e nude; laranja vibrante, pêssego e nude, entre outras infinitas possibilidades.

Para que o destaque sejam os lábios, a maquiadora dá a dica: “Invista em uma pele leve, mais iluminada. Não exagere no blush para não ‘brigar’ com os lábios. Também aposte em máscara ou cílios postiços e um lápis nude para abrir o olhar”.

Mais de Beleza