Top

Excesso de máscara prejudica os cílios, dizem especialistas

Cílios enormes e curvados é o que toda mulher sonha em ter. No entanto, esta busca incessante pela estética pode trazer alguns perigos, visto que a maioria utiliza inúmeros rituais para obter esse tão esperado resultado.

“É preciso ter muito cuidado antes de utilizar os rímeis e curvex, pois eles podem prejudicar e até causar a queda das pestanas, se não forem usados da forma correta”, afirma Carina Arruda, diretora da rede MyLash, e única brasileira com sete certificados internacionais na Novalash, em Las Vegas.

Segundo Carina, a maquiagem dos olhos deve ser completamente retirada todos os dias à noite com demaquilante bifásico. Caso contrário, os cílios não suportam e ameaçam cair. “Cerca de 99% das clientes que recebo na clínica preferem usar extensões para se livrar da máscara de cílios. Ao contrário do que muita gente pensa, quando bem feita, a extensão não provoca a queda”, esclarece a expert, que indica o procedimento para qualquer pessoa que queira destacar o olhar e parecer mais jovem, exceto pacientes em quimioterapia, grávidas que nunca fizeram extensão ou quem tenha alopecia [perda de cabelo em áreas em que normalmente ele deveria crescer].

Mesmo assim, cuidados como pentear os cílios, lavar com xampu de bebê diluído em água, não usar rímel e fazer a manutenção em até 30 dias são indispensáveis para que o sucesso do procedimento.

Carina atenta para certos mitos que circulam. “Existe um mito que os cílios naturais caem após a extensão. Na MyLash, colocamos as extensões de forma segura e os cílios naturais continuam com seu ciclo de crescimento intacto e saudável,” explica a especialista. “Quem usa máscara de cílios todos os dias e não a retira completamente, pode estar danificando muito mais seus fios do que quem usa extensões de forma correta. Além disso, rímeis a prova d’água são ainda mais prejudiciais”, conclui a extensionista, responsável pelas famosas Gio Lancellotti, Isis Valverde, Gio Ewbank, Mariana Ximenes, Giovanna Antonelli, Xuxa e Fernanda Souza.

A médica Karla Assed, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da American Academy of Dermatology, indica ativos como D-Pantenol e vitaminas B5 para fortalecer os cílios naturais. “Eles estimulam o folículo e dão mais força ao pelo para crescer”, diz.

Mais de Beleza