Top

Mitos e verdades sobre a micropigmentação

Depois que as sobrancelhas cheias e naturais se fortaleceram como tendência, as pessoas buscam métodos e procedimentos para corrigir falhas e intensificar a cor dos pelos, entre eles a micropigmentação, que tem adeptas como Bruna MarquezineGiovanna AntonelliGrazi Massafera. Mas, mesmo com a técnica sendo cada vez mais difundida, ainda existem muitas dúvidas sobre como ela realmente funcionam.

SIGA O SITE RG NO INSTAGRAM

“Muitas pessoas chegam a nós com inúmeras dúvidas e informações destorcidas. Na técnica, o pigmento é depositado na epiderme, a camada mais superficial da pele. Realizamos o desenho de acordo com os traços de cada um, com objetivo de melhorar a estética e a autoestima, da maneira mais natural possível”, explica Lu Rodrigues, fundadora do Lu Make Up. Veja alguns mitos e verdades sobre o procedimento.

A micropigmentação é um procedimento definitivo
Mito. Lu explica que o processo de dermopigmentação da pele é temporário e tem duração de seis meses a um ano, variando de pessoa para pessoa, com retoque entre 30 e 45 dias após a primeira sessão. “O processo que usamos atinge apenas e primeira camada da pele, sendo pouco invasivo. Além disso, todos os profissionais utilizam o método fio a fio e pontilhismo, resultando na naturalidade das áreas pigmentadas”, acrescenta.

Exites micropigmentação apenas para as sobrancelhas
Mito.
Existem vários procedimentos feitos através da micropigmentação, como nos lábios, que proporciona uma coloração saudável e define o contorno; na aréola, realizada em sua maioria por mulheres que passaram por mastectomia; nos olhos, que permite uma leve marcação na parte superior e inferior dos olhos, deixando o olhar mais definido e sem a necessidade de maquiagem no dia a dia; entre outros.

É normal a região ficar mais escura nos primeiros dias
Verdade. “Logo após a micropigmentação, a reguão costuma ficar mais escura. Quando cicatrizada, ocorre um clareamento de cerca de 30% na cor”, explica Lu.

Não existem cuidados específicos pós-procedimento
Mito. Os profissionais orientam que as regiões pigmentadas sejam bem hidratadas, além do uso constante de filtro solar. Segundo Lu, é muito importante que a pessoa evite exposição ao sol nos primeiros sete dias após a realização do procedimento, já que os cuidados podem influenciar no resultado final.

O resultado varia de pessoa para pessoa
Verdade. “Muitas mulheres chegam à Lu Make Up com foto da sobrancelha dos sonhos, porém temos que levar em consideração a musculatura e o formato do rosto de cada pessoa. A sobrancelha da Bruna Marquezine, por exemplo, nem sempre ficará boa para outras mulheres. Não existe uma sobrancelha ideal e sim o melhor formato para você, que realça sua real beleza”, explica Lu.

Mesmo após o procedimento, é necessário manter o design
Verdade. “Pois os pelos continuarão a crescer e a limpeza dos deve continuar sendo feita da mesma forma, quado for mais conveniente para cada pessoa”, acrescenta a especialista.

É possível desfazer a micropigmentação
Verdade. 
Segundo Lu, caso a pessoa não esteja satisfeita após o resultado final, é possível reverter o procedimento com sessões de laser.

Não há contraindicações para o procedimento
Verdade. “Não existe nenhuma contraindicação, o que existe é um cuidado pessoal com cada pessoa que realiza o procedimento. Busco sempre entender o histórico da pessoa antes de realizar qualquer técnica. Se ela toma algum tipo de medicamento, como anticoagulantes, por exemplo, tenho o cuidado de trabalhar mais suave na pele”,  disse Lu. Além disso, pessoas que estão passando por tratamento de quimioterapia precisam de autorização médica para realizar o procedimento.

Mais de Beleza