Top

Dermatologista desvenda os mitos e verdades sobre o cabelo

Quando o assunto é cabelo, cada um tem uma opinião ou teoria maluca sobre o que funciona ou não. Mas, ao mesmo tempo, existem algumas questões que geram dúvidas em todos. Para desmistificar alguns boatos de uma vez, conversamos com a dermatologista Vivian Armelin, que é especialista em tricologia, para contar o que é mito e o que é verdade no universo dos cabelos.

SIGA O SITE RG NO INSTAGRAM

Cortar as pontas vai fazer meu cabelo crescer mais rápido
Mito.
“Cortar as pontinhas não acelera o crescimento dos fios. É importante cortá-las pois resultará em um cabelo mais volumosos e saudável”, afirma a dermatologista. Segundo Vivian, se o seu objetivo for deixar os fios bem longos, deve invistir em vitaminas, hidratações e mesoterapia capilar.

Não pode pintar o cabelo na gestação
Verdade.
 A médica afirma que opiniões divergentes sobre esse assunto ainda existem porque não há estudos suficientes que comprovem se tinturas podem ou não causar danos na gestação.

“Um estudo realizado pela Escola Nacional de Saúde Pública em parceria com o Instituto Nacional do Câncer acompanhou 650 mães e avaliou substâncias existentes em 14 marcas de tinturas e alisadores. O uso destas substâncias durante os três primeiros meses de vida pode aumentar em quase duas vezes o risco do bebê desenvolver leucemia durante os dois primeiros anos de vida. Mas, como se trata de uma doença rara, o número de casos precisa ser confirmado em análises posteriores”, acrescentou.

Os hormônios afetam nosso cabelo
Verdade.
 Segundo a dra. Vivian, tanto a saúde dos fios quanto do couro cabeludo pode ser muito afetada com as mudanças hormonais. Um exemplo são as mulheres que fazem uso de hormônios masculinos e podem sofrer com a queda capilar durante e após o tratamento. “Essas condições costumam melhorar quando a disfunção hormonal é estabilizada. Por tanto, faça exames periodicamente”, aconselha a dermatologista.

No outono, o cabelo cai mais
Verdade.
“Em geral, nossos cabelos caem mais em estações frias e secas, pois os receptores de luminosidade estão diretamente relacionados ao crescimento dos fios. Exatamente pela mesma razão, no verão os cabelos caem menos”, explica. “Devido à baixa radiação solar, a queda pode ser favorecida nas épocas mais frias, pois os fios entram na fase de repouso da papila capilar. É nesta fase que ocorre a queda natural dos fios, cujo trocamos os mais velhos pelos mais novos. Se a queda persistir durante todo o ano, não deixe de procurar o seu médico”.

Lavar o cabelo todos os dias prejudica os fios
Mito. Vivian afirma que couro cabeludo saudável é sinônimo de couro cabeludo limpo. “Caso tenha essa região oleosa ou pratica atividades físicas frequentemente, por exemplo, a melhor dica é lavá-los diariamente”, acrescenta.

Mais de Beleza