Top

Veja como a maneira que lavamos o cabelo pode influenciar em sua saúde e aparência

Muitas vezes relacionamos a beleza e a saúde dos nossos cabelos com os produtos que usamos, químicas que fizemos ou a quantidade de calor a que são expostos. Mas você sabia que a maneira como lava os fios pode influenciar na sua característica também? Para não deixar essa atividade rotineira se tornar prejudicial, a dermatologita Mayara Bravo, da Clínica Karla Assed Curitiba, separou algumas dicas.

SIGA O SITE RG NO INSTAGRAM

Para começar, evite água quente e dê preferência a temperatura mais fria que consegue suportar. A alta temperatura danifica as fibras capilares e aumenta a oleosidade do couro cabeludo. Além disso, aplique uma quantidade pequena de shampoo nas mãos, ao invés de despejar diretamente no couro cabeludo, para ter certeza de que pegou a quantidade correta.

Ao massagear o couro cabeludo, cuidado com as unhas: a região é sensível e as bactérias das unhas podem prejudica-la, por isso, use sempre as pontas dos dedos. Enxágue até ter certeza de que não ficaram resíduos, pois eles tendem a deixar o cabelo mais “pesado”.

Use produtos específicos para o seu tipo de cabelo. Se, como a maioria das pessoas, tiver mais de uma necessidade capilar, tenha duas opções de shampoo e condicionador e alterne o uso.

Preste atenção na ordem que usa os produtos. O shampoo abre as cutículas dos fios para promover sua limpeza, por isso é importante usar condicionador, que ira fechar essas escamas, selando e aumentando a maciez do fio. Máscaras e outros agentes de hidratação devem ser usados entre os dois produtos, quando as cutículas ainda estão abertas para recebê-los, mas fechando-as depois com o condicionador e mantendo os componentes nos fios.

O condicionador deve ser aplicado apenas no comprimento, nunca na raiz. É importante deixar o produto agir pelo tempo indicado na embalagem e depois enxaguar bem. Já na hora de secar com a toalha, faça movimentos suaves e a aperte delicadamente contra os fios para retirar o excesso de água. Jamais torça ou friccione os cabelos.

A dra. Mayara reforça que e qualquer sinal de irritação ou desconforto, deve-se suspender imediatamente o uso de qualquer produto e procurar um especialista.

Mais de Beleza