Top

Conheça os benefícios da cafeína para a pele

A cafeína estimula a capacidade mental e a concentração e melhora o desempenho atlético, aumentando a força e a resistência muscular, além de causar sensação de revigoramento. Além de fazer bem à saúde, você sabia que o café também pode ser muito benéfico para nossa beleza? A cafeína tem sido usada com frequência nos cosméticos, com resultados excelentes.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

O café é extremamente rico para a pele. Ele é antioxidante, três vezes mais do que o popular chá verde. Ou seja, também é importante no combate aos radicais livres quando é ingerido.

“A cafeína estimula a queima de gordura na célula, ativa a microcirculação e funciona como firmadora e hidratante da pele. Ela deixa a pele mais firme e ameniza o aspecto de casca de laranja”, conta a dermatologista Ana Carolina Sumam.

Presente também em cremes para tornar a pele do rosto mais firme, a cafeína ainda contribui para deixar a pele mais jovem e macia, por ser antioxidante e ajudar no combate aos radicais livres.

Como usar a cafeína na pele?

Rosto: Para preparar a máscara, coloque em uma tigela uma colher de sobremesa de pó de café e uma colher de água. Para potencializar a ação, coloque cinco gotas de óleo essencial de café. Misture e passe na pele, deixe agir 20 minutos e enxágue bem o rosto. Essa pasta também pode ser feita para esfoliar a pele. O resultado é uma pele mais fresca, hidratada, jovem e suave.

Olheiras: A mesma pasta para a máscara também pode ser usada para as olheiras. O café vai ativar a circulação sanguínea e ajudar a descongestionar a região. Reduz o inchaço e inflamação, além de reduzir o acúmulo de sangue sob os olhos, o que contribui para melhorar as sombras escuras.

Cafeína também para os cabelos

A cafeína também faz bem para a saúde capilar. A substância penetra nas raízes do cabelo, protegendo  da ação negativa da testosterona, que causa a queda de fios, interrompendo o processo que pode levar à calvície. Com propriedades estimulantes da fibra capilar, favorece o crescimento dos fios e atua no fortalecimento dos cabelos.

Ao aplicar uma solução com cafeína nos folículos capilares fragilizados, se nota um crescimento mais acelerado. Como o café é rico em antioxidantes, ele também ajuda evitar o envelhecimento acelerado dos fios de cabelo.

Como usar a cafeína nos fios?

“Existem várias fórmulas que seu médico pode mandar manipular para ajudar a tratar o couro cabeludo, feitas de acordo com a sua necessidade”, explica Ana Carolina.

Óleo essencial de café

O óleo de café possui propriedades de retenção de umidade na pele, que promove excelente penetração e aderência. Outro grande potencial do extrato é a fotoproteção, pois é um excelente absorvedor de radiação UV, potencializando a ação dos fotoprotetores.

Recentes estudos descobriram que a cafeína, presente em grande quantidade em sua composição, tem poder de combater rugas, celulite e gordura localizada. Também contém triacilgliceróis e ésteres diterpênicos, que estimulam a síntese das fibras dérmicas, e resultam em efeito firmador e regenerador, auxiliando ainda a formação das ceramidas.

É um excelente estimulante da síntese/produção do colágeno e da elastina. Apresenta ação estimulante do crescimento do folículo piloso, sendo muito utilizado em produtos normalizadores da queda capilar.

O óleo essencial de café pode ser usado para o rosto na máscara de argila ou de café. Para os cabelos, pode ser usado em algumas gotinhas no shampoo ou no óleo vegetal para massagear o couro cabeludo.

Mais de Beleza