Beleza

Por Redação 25.03.2019

Cinco dicas para garantir o cabelo volumoso

A falta de volume nos fios pode ter diversas razões: cabelos finos, falta de manutenção no corte, queda… Os fios acabam ficando muito escorridos e sem forma. Geralmente, este tipo de cabelo é mais oleoso, pois o couro cabeludo fica mais exposto à sujeira e ao sol. Para acabar com esse problema, reunimos alguns especialistas no assunto para dar dicas práticas para fazer em casa:

1. Lave corretamente. “Parece bobagem, mas muita gente não lava os fios de maneira adequada. Além disso, estamos acostumadas a associar a lavagem dos fios à diversos fatores, mas não ao volume”, comenta Daniela Albuquerque, haistylist do Jacques Janine Fashion Mall. “Com o shampoo ensaboa apenas as raízes e deixe a espuma espalhar pela extensão dos fios naturalmente. Enxágue e aplique condicionador apenas no comprimento do cabelo, pois produtos hidratantes aplicados nas raízes deixam os fios oleosos”, explica a profissional. Evite lavar os fios todos os dias, pois esse hábito faz com que não apenas a sujeira vá embora, mas também a camada protetora dos fios.

SIGA RG NO INSTAGRAM

2. Seque o cabelo de cabeça para baixo. “Esta dica é super simples e exige apenas um produto: o bom e velho secador. Basta inclinar a cabeça para baixo e direcionar o ar da raiz até as pontas”, comenta o hairstylist Rudi Werner, do Werner Coiffeur. Esta técnica vai garantir que os fios tenham ainda mais volume e movimento.

3. Renove o corte. Quem sofre com fios sem volume não pode cortar o cabelo reto. O corte mais indicado para estes casos é em camadas, com o efeito de mechas “partidas”. “O corte em camadas é democrático, combina com qualquer tipo de rosto e comprimento de cabelo”, comenta Rudi Werner, do Werner Coiffeur. Vale lembrar que o efeito do corte dura em torno de 2 a 3 meses, portanto é importante manter essa rotina para garantir fios saudáveis e volumosos.

4. Faça um coque úmido. Após lavar o cabelo, retire todo o excesso de umidade com uma toalha e faça um coque no alto da cabeça. Deixe secar naturalmente e solte. O resultado serão pontas onduladas e um volume natural dos fios. “Você também pode contar com a ajuda de um secador. Faça o coque normalmente, mas ao invés de deixá-lo secar naturalmente acelere o processo com um bico difusor”, comenta a especialista do Jacques Janine Fashion Mall.

5. Vá de aplique. Em casos onde a falta de volume é muito grande ou em situações esporádicas, como um dia de evento onde você quer investir em um penteado mais elaborado, vale a pena aderir ao aplique de cabelo. “As versões de tic-tac são boas opções, pois podem ser colocadas em casa mesmo e retiradas na hora que desejar. A aplicação dura menos de cinco minutos. Vale muito a pena quando quiser fazer um super coque no topo da cabeça ou para fazer um babyliss e ficar com cabelos como os das angels da Victoria’s Secret”, explica Daniela Fiszpan, estilista de acessórios de cabelo.

  • Gisele tem cabelo volumoso de fazer inveja! Foto: Arquivo Harper's Bazaar