Top

Veja algumas dicas para higienizar seus pincéis de maquiagem

Sempre que pensamos em como a maquiagem pode ser prejudicial à saúde, lembramos da data de validade dos produtos e de componentes que podemos ser alérgicos ou que podem danificar a pele. Mas uma questão vital é comumente esquecida ou subestimada: a higienização dos pincéis.

SIGA O SITE RG NO INSTAGRAM

Pincéis de maquiagem sujos podem irritar a pele e, desta forma, provocar infecções cutâneas. Segundo a dermatologista Karla Assed, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da American Academy of Dermatology, o acúmulo de bactérias nas cerdas pode se misturar à maquiagem e causar alergia ou irritação na pele.

“O ideal é que você tenha dois jogos de pincéis, para alterná-los”, sugere a médica. Já a maquiadora Daniella Vaz afirma que shampoo infantil é um bom aliado na limpeza, porque tem o ph neutro e não contém parabenos. A doutora Karla recomenda que a higienização aconteça pelo menos uma vez por semana, para evitar irritação, alergias, vermelhidão da pele e irregularidade na maquiagem.

Para higienizar os pincéis, os molhe com água morna e corrente. Depois, coloque em uma tigela água morna e uma colher de sopa de shampoo de ph neutro e mergulhe os pincéis na mistura. Massageie as pontas do objeto, pressionando delicadamente as cerdas na palma da mão, até fazer espuma.

Quando a espuma parecer mais limpa, enxágue bem os pincéis em água morna e corrente e retire o excesso de umidade com uma toalha de papel limpa e seca. Em seguida, deixe-os secando sobre uma toalha, em uma superfície plana.

Por ser um processo um pouco demorado, uma alternativa em momentos de urgência é utilizar sprays de limpeza feitos especialmente para pincéis de maquiagem. Eles devem ser espirrados em uma toalha de papel e as cerdas devem ser limpas em movimentos circulares. O produto demora cerca de 3 minutos para secar e, então, já pode ser utilizado.

Mais de Beleza