Top

Quatro maneiras verde de cuidar do cabelo

Se você está querendo tornar sua rotina de beleza mais verde, comece avaliando como você cuida do seu cabelo. Lavar, condicionar, enxaguar e secar o cabelo é um processo que consome muitos recursos e energia e que geralmente podem ser reduzidos. Não só será melhor para o ambiente, mas também para ganhar um tempo valioso no seu dia.

1. Reduza a frequência das suas lavagens

Esta é a maneira mais fácil de economizar em tudo – tempo, água, produto, energia – mas pode ser um ajuste difícil para as pessoas que foram condicionadas a lavar o cabelo diariamente. No entanto, você deve tentar “treinar” seu cabelo a passar mais tempo longe disso tudo. Seu cabelo será mais saudável se você lavá-lo menos. A lavagem excessiva retira os veios do cabelo e desencadeia uma produção extra de óleo para compensar. O resultado é um ciclo de vicioso em que o cabelo fica mais oleoso e faz você querer lavá-lo mais, o que o torna mais gorduroso.

2. Diminua a temperatura da água

A água quente é cara e consome muita energia, e todos nós devemos tentar economizá-la. Lave o cabelo na água mais fria e verifique que ele ganhará mais textura, resultando em menos frizz. Dê um passo além e desligue a água completamente quando estiver lavando. No verão é até mais agradável usar apenas água fria.

3. Escolha produtos verdes

Todos os produtos usados para lavar o cabelo acabam indo para o ralo e, consequentemente, para a natureza, por isso é importante escolher xampus e condicionadores limpos e seguros.  Procure também por embalagens menores, isentas de plástico, recarregáveis ou barras de resíduo zero, se possível, ou simplifique ainda mais usando apenas bicarbonato de sódio e vinagre de maçã. Seja qual você escolher, use menos – e ignore o conselho de lavar, enxaguar, repetir“.

4. Menos é mais

Deixe de lado as garrafas de plástico de seus produtos produto e os secadores de cabelo, alisadores e pranchas, que consomem muita energia. Abrace uma aparência mais natural deixando seu cabelo secar livremente e use um pouco de óleo de coco ou orgânico para combater o frizz. Opte por penteados mais naturais e evite colocar muitos produtos para arrumar o cabelo, isso só fará com que você tenha que lavar com frequência (releia o item 1).

Mais de Beleza