Top

Cinco dicas para cuidar do cabelo no verão

Não é novidade que o verão traz uma série de dificuldades para manter o cabelo bonito. Nessa época, é preciso seguir alguns cuidados, afinal, o calor e os raios UVA e UVB podem trazer efeitos indesejáveis, como o aspecto quebradiço, descamação do couro cabeludo, perda de nutrientes, brilho e desbotamento dos fios.

SIGA RG NO INSTAGRAM

“Existem vários outros tipos de malefícios típicos da estação que vão além do calor como, por exemplo, a água do mar e da piscina, que ressecam os fios. Mas não é preciso se privar de nada, é só tomar os cuidados necessários, por isso, minha dica é utilizar protetor solar para os cabelos, shampoo e, em seguida, utilizar máscara de hidratação”, afirma Armando Bessa, hairstylist e especialista em visagismo 3D.

Para manter os cabelos bonitos e saudáveis para arrasar no verão e nas festas de Carnaval, sica as dicas do expert:

Utilize água fria para lavar o cabelo
Aproveite as temperaturas elevadas e abuse dos banhos frios, afinal, a água quente pode danificar os cabelos por estimular a oleosidade do couro cabeludo e pode modificar a textura dos fios.

Para as cacheadas, que no calor costumam permanecer com o cabelo preso por mais tempo, o ideal é alternar os penteados para deixar os fios mais soltos possíveis, um coque abacaxi (preso no topo da cabeça) pode ser substituído por um preso na parte inferior da cabeça, com fios mais soltos, assim evita o efeito quebradiço e a queda.

Evite chapinha e secador
A época já é marcada pelo calor, então, evite aparelhos que funcionam em altas temperaturas, como secador, chapinha e babyliss, pois eles podem estragar ainda mais os cabelos. Tente deixá-los secar naturalmente. Mas, caso ainda seja necessário aparelhos como chapinha e secador, não esqueça do protetor térmico.

“Já para os lisos naturais indico o protetor solar, tanto para o cabelo quanto para o couro cabeludo, que recebe diretamente os raios solares. Outra dica interessante são os produtos antifrizz, esse tipo de fio é o que mais sofre com esse efeito no verão”.

Tonalizantes e tratamento matizante
Para quem tem os cabelos tingidos, a principal dica é utilizar tonalizantes ou produtos matizante. É preciso um cuidado redobrado contra o desbotamento natural e, no casos das loiras, pode ter o efeito amarelado indesejado nesta época.

Use acessórios
Aposte em lenços, chapéus e outros acessórios que possam cobrir os fios dos raios UV.

Hidrate sempre
Aposte sempre na hidratação. “Essa dica é simples e que funciona perfeitamente para qualquer tipo de cabelo e estação. Sempre que perceber que os fios estão prejudicados, faça o procedimento em casa, existem produtos noturnos para quem quer algo mais prático. Ou vá até um salão de confiança”, afirma o especialista.

Outra opção é utilizar óleos e ampolas de hidratação rápidas que podem ser levadas em uma viagem, assim como os pretores solares de cabelo.

Mais de Beleza