Beleza

Por Redação 10.01.2019

Cinco óleos essenciais para conquistar a pele saudável

Com a chegada do verão, a pele costuma sofrer bastante com excesso de sol e vento, piscina e mar. Os óleos essenciais são ótimos aliados na rotina de beleza. “Porém, é importante ter cuidado, pois os óleos são altamente concentrados”, ressalta a terapeuta floral e aromaterapeuta Marcia Rissato. Entre os mais indicados para garantir uma pele saudável e hidratada estão gerânio, lavanda, palmarosa, patchouli e sândalo.

SIGA RG NO INSTAGRAM

Entenda como cada um funciona:

Gerânio
Eficiente na redução de manchas de cicatrizes, o óleo de gerânio também é eficiente quando elas são causadas pelo processo de envelhecimento. É que com o passar dos anos, ela perde uniformidade e a aplicação deste óleo ajuda a restaurar o tom da pele. No caso da pele seca, sem vitalidade e envelhecida, o uso melhora o tônus, a cor e o brilho natural da pele. Ele ainda estimula a circulação sanguínea, logo abaixo a superfície da pele. “O óleo essencial de gerânio aumenta o fluxo sanguíneo e hidrata a pele”, indica a terapeuta floral Marcia Rissato.

Lavanda
O óleo de lavanda ajuda a garantir um equilíbrio da oleosidade da pele seca e também da oleosa, sendo indicado para pele com acne, envelhecida, com psoríase ou queimadura. Tem propriedade tônica, anti-inflamatória, adstringente e cicatrizante. “Para a beleza, podemos citar o efeito calmante do óleo de lavanda na pele após depilação, limpeza de pele e pele acnéica”, indica Marcia. Importante ressaltar que, para cada caso, existe uma técnica diferente de aplicação e também de diluição do óleo essencial, visto que se trata de uma substância potencialmente ativa.

Palmarosa
Este óleo é indicado para peles secas, envelhecidas e flácidas. O óleo ajuda na manutenção da umidade dos tecidos, mantendo o equilíbrio da hidratação e da maciez da pele. Por isso, pode aliviar a inflamação e outros sintomas de desidratação no tratamento de dermatite, além de curar feridas e estrias.

Patchouli
Excelente regenerador de tecidos, que ainda tem propriedades hidratantes, indicado em eczemas, dermatites, rugas e pele rachada. Também possui ação cicatrizante e propriedades rejuvenescedoras.

Foto: Pixabay/Divulgação

Foto: Pixabay/Divulgação

Tem propriedades antibacterianas, antigungicas e antissépticas. Também melhora a luminosidade do rosto.

  • Óleos essenciais Foto: Pixabay/Divulgação