Top

Queda de cabelos: o que causa e como evitar

Existe um problema capilar que atinge diversas pessoas e assusta muito: a queda dos fios. Diversos fatores podem causar esse problema, que pode ser temporário. Dependendo da estação do ano, principalmente outono ou inverno, a perda maior de cabelo é normal. Mas existem alguns hábitos que podem piorar esta questão.

SIGA O SITE RG NO INSTAGRAM

“É normal perder cerca de 200 fios de cabelo por dia, pois existe um ciclo de crescimento e queda natural. Porém ultrapassar essa quantidade pode significar que toda a estrutura capilar está fragilizada, da raiz até as pontas. Por isso, a atenção deve ser redobrada”, explicou o farmacêutico homeopata Jamar Tejada.

Alguns maus hábitos, como a utilização do secador e da chapinha com frequência, o tabagismo, ingestão de bebidas alcoólicas em grandes quantidades e o uso de produtos de alisamento, danificam os fios, os tornando quebradiços e intensificando a queda. Mas alguns fatores pontuais também causam esse problema. Pós-cirurgia, gestação, febre, infecções, alterações hormonais, ausência de vitaminas no corpo ou outras situações de saúde são alguns exemplos.

Além disso, traumas emocionais também fazem com que os fios caiam. Estresse e ansiedade são alguns exemplos, já que implicam na perda de minerais e vitaminas fundamentais para a saúde capilar.

Para evitar este problema, existem alguns passos que você pode seguir para manter os fios mais saudáveis. É essencial manter o cabelo limpo, pois, quando higienizado, os fios não se desprendem da raiz com facilidade. Use shampoo e condicionador ideais para a sua necessidade.

Evite prender o cabelo quando este ainda estiver molhado, o que favorece o surgimento de caspa e a proliferação de fungos e bactérias, e lavá-los com água quente, que provoca o ressecamento do couro cabeludo e aumenta a queda. Quando a falta de vitaminas é diagnosticada, a reposição oral ou medicamentos de aplicação local são ótimas saídas.

Uma dica de Jamar é investir no detox capilar, que ajuda a tirar ingredientes acumulados nos fios que os agridem. Para isso, o farmacêutico passou duas receitas naturais que podem ser feitas em casa. Veja abaixo:

Detox capilar com flores e óleos
Camomila (flor) 3 colheres de sopa
Alecrim (1 colher de sopa)
Hortelã (folhas) 2 colheres de sopa
Sálvia (flor ou folhas) 2 colheres de sopa
Óleo de copaíba (5 gotas)
Óleo de alecrim (5 gotas)

Preparação:  Macerar todas as plantas com um pouco de água morna e por fim acrescentar as gotas de óleo essencial

Detox capilar com argila
Argila branca (5 colheres de sopa)
Óleo de semente de uva (40 gotas)
Óleo de melaleuca (20 gotas)
Óleo de copaíba (20 gotas)

Preparação: Colocar um pouco de água na argila e acrescentar os óleos.

Mais de Beleza