Top

Geração selfie: jovens trocam carteira de motorista por cirurgia plástica

O sonho de muitos jovens que fazem 18 anos não é mais tirar a carteira de habilitação, mas fazer uma cirurgia plástica. A “geração selfie” brasileira faz do País um dos que mais realiza procedimento estéticos em jovens. Segundo dados da sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBPC), o Brasil ultrapassou os americanos quando comparado à esta faixa etária dos pacientes. Nos Estados Unidos, 4% dos que procuram essas cirurgias são jovens e adolescentes, somando 66 mil procedimentos para este público em 2017. No Brasil, o número chegou a 90 mil intervenções estéticas no mesmo período.

O último Censo da SBCP, publicado em 2016, já apontava este crescimento: naquele ano, 38% das cirurgias plásticas correspondiam à faixa etária dos 19 aos 35 anos, contra 34,20% do público na faixa dos 36 aos 50 anos.

SIGA RG NO INSTAGRAM

“O número de atendimentos no consultório a pacientes de 18 ano – e, às vezes, menores de idade – só aumenta. Os selfies fazem com que tanto adolescentes quanto adultos se vejam nas fotos de forma mais crítica e façam comparações com a aparência de outras pessoas. Isso faz com que a busca pelo corpo e rosto perfeitoa seja uma prioridade”, explica o cirurgião plástico Pedro Lozano, da SBPC.

Entre as mais procuradas, estão as cirurgias de nariz, orelha, mama e lipoaspiração. O médico aponta a idade mínima fazer uma cirurgia:

1. A rinoplastia (cirurgia no nariz) só pode ser feita a partir dos 16 anos.
2. A otoplastia, conhecida como cirurgia das orelhas de abano, pode ser feita entre 5 e 6 anos de idade, período em que as orelhas param de crescer.
3. A redução das mamas deve ser feita quando a situação compromete a coluna e a respiração. O procedimento é feito geralmente a partir dos 16 a 17 anos, após a mama estar totalmente desenvolvida.
4. Para o implante de silicone nos seios é preciso esperar até os 18 anos, mas muitas pacientes realizam este procedimento pouco tempo antes da maioridade. É necessário considerar peso, altura, elasticidade da pele, e proporção do tórax para a escolha do tamanho ideal.
5. A lipoaspiração só pode ser feita após os 18 anos, quando também se aconselha, conforme o caso, a consulta com um psicólogo ou psiquiatra para analisar se não há riscos de desvios de imagem corporal.

Mais de Beleza