Top

Conheça os verdadeiros benefícios da água com limão

Água com limão é uma antiga fórmula de emagrecimento, mas ela nem sempre se mostra tão efetiva como prometido. Na realidade, a combinação não é milagrosa, mas quando associada à diminuição da ingestão de calorias e ao inicio de uma atividade física, o limão pode auxiliar na perda de peso por facilitar a digestão de proteínas, carboidratos e alimentos ricos em gorduras.

Mas, de qualquer maneira, a combinação tem diversos efeitos positivos para a saúde de quem o ingere. Segundo a nutricionista Catia Ruthner, do W Estética e Spa, a água com limão traz benefícios como a desintoxicação, a alcalinização e a mineralização. Além disso, o limão é rico em vitamina C, o que fortalece o sistema imunológico, é uma fonte de potássio e equilibra o pH.

“O limão, quando consumido inteiro, é rico em fibras, dando saciedade e evitando os exageros. Por exemplo, a limonada suíça. As substâncias contidas no limão estimulam as papilas gustativas, dando uma sensação de plenitude, reduzindo a vontade de comer carboidratos, principalmente doces”, diz a nutricionista sobre a melhor forma de ingerir o limão a fim de tê-lo como aliado no processo de emagrecimento.

A sugestão de Catia é consumir o suco de um limão em jejum com um pouco de água morna, para não diluir seus princípios ativos. Segundo a nutricionista, beber a combinação em jejum ajuda a despertar o organismo e o deixa mais alcalino, o que funciona como um tipo de preparação para as rotinas do dia a dia.

Não existe um tipo de limão que seja mais adequado do que outro, e, ainda que seja azeda, e a bebida não deve ser adoçada. “Jamais adoce sua água com limão. Caso considere difícil a ingestão, brinque com os sabores dos chás, como hibisco, gengibre, hortelã e capim cidreira”, sugere a nutricionista, “Adicione o suco fresco de um limão e uma pitada de sal marinho integral a uma xícara de chá de gengibre morno. Está é uma receita milenar da medicina ayurvédica”.

Mais de Beleza