Top

Dia do batom: Descubra 8 curiosidades sobre o clássico da maquiagem

Neste domingo (29), é comemorado o Dia do Batom, esse item tão indispensável na vida de quem ama maquiagem. O batom também é, provavelmente, um dos cosméticos mais antigos do mundo, sendo que existem indícios de pessoas tingindo os seus lábios desde 5000 a.C, no Egito.

Para celebrar a data, revelamos sete curiosidades sobre o batom. Veja!

1. Estigma

Na Grécia antiga, usar lábios tingidos era um sinal de prostituição. Já durante o Império Romano, o batom era indicativo de classe social e até mesmo homens usavam.

2. Segunda Guerra Mundial

Durante a Segunda Guerra Mundial, enquanto todos os cosméticos foram racionados no Reino Unido, Winston Churchill deixou que batons continuassem em produção, porque ele sentia que o produto dava um boost na moral e confiança das inglesas.

3. Luta sufragista

Rose Schneiderman, Elizabeth Cady Stanton e outras feministas norte-americanas pintaram os seus lábios como sinal de protesto durante a marcha sufragista pelas ruas de Nova York, em 1912.

4. David Bowie

Batom não é um item exclusivo para mulheres e David Bowie sabia bem disso. O  cantor inspirou uma geração de homens a experimentar um bom batom vermelho.

https://www.instagram.com/p/BUkZqDXBeIM/

5. Cleópatra

Dizem que era preciso de 70 mil besouros para produzir 500 gramas da cor carmim que Cleopatra usava em seus lábios.

6. Longa duração

Foi um homem quem descobriu a fórmula de longa duração em batons. Hazel Bishop desenvolveu a tecnologia em um laboratória de pesquisa após a Segunda Guerra Mundial.

7. Diva

Elizabeth Taylor acreditava que o batom vermelho era a sua assinatura de estilo e, portanto, ela era a única que poderia estar usando a cor na boca em sets de gravação.

https://www.instagram.com/p/BgkHqAfjsSa/

8. Mercado não para

De acordo com dados da L’Oréal, enquanto o mundo inteiro estava em recessão em 2008, as vendas de cosméticos cresceram em 5,3%. Desde então, pesquisas confirmaram que períodos de crise acabam influenciando mulheres a gastarem mais consigo mesmas.

Mais de Beleza