Top

Iluminador na maquiagem: tudo o que você precisa saber

Nos últimos tempos, o iluminador tem sido um dos queridinhos do mundo da beleza. Como o nome sugere, ele tem o intuito de dar luminosidade na pele e faz toda a diferença no resultado de uma make.

“Há um ano, eu não usava de jeito nenhum na pele. Hoje, faz parte da minha rotina diária”, conta a maquiadora global da Nars, Rafaella Crepaldi. De acordo com a especialista, o boom recente do produto se deve a maior gama de cores e texturas que têm sido lançadas por marcas de maquiagem.

“Uma vez que existem diferentes texturas, as pessoas estão se sentindo mais confortáveis”, explica Rafaella sobre o uso do iluminador, salientando que, antes, o produto chegava ao mercado praticamente apenas em pó, com poucas marcas apostando na versão cremosa.”Apele ficava super brilhante durante o dia”, diz. 

Em um bate papo com RG, a maquiadora explicou tudo que você precisa saber para ter um acabamento impecável em sua make. Confira!

Papel do iluminador
“A ideia do produto é dar luminosidade na pele, para ressaltar alguns pontos do rosto. Você cria uma ilusão de ótica e traz para frente os lugares que foram iluminados”, explica a maquiadora.

Onde aplicar
“As pessoas gostam muito de ressaltar, principalmente, os ossos logo acima da bochecha. Quando você coloca luz em uma parte, naturalmente escurece a outra, mesmo que não seja feito o contorno, e esse ponto ajuda a afinar o rosto”, conta Rafaela. “A ponte do nariz e toda a zona T em geral também costuma receber o iluminador, como arco do cupido, testa e queixo”.

A maquiadora explica que cada área pode levar um tipo de iluminador específico. “O meio da testa, por exemplo, não precisa de mais brilho, um corretivo mais claro já cria um aspecto legal”.

Já para quem quer ser inovadora, se divertir um pouco mais, vale tudo! Até mesmo no meio da bochecha, para criar um visual quase de boneca. Rafaella conta que aprendeu o truque com a drag queen Aretuza Lovi. “Nesses casos, vale a pena investir também em um produto com mais brilho, um tom furta-cor”.

Qual pincel usar
Diversos tipos de pincéis podem ser usados para aplicar o iluminador. Segundo a maquiadora, o principal é o tipo de cerda do aplicador. Se o iluminador for em pó, o ideal são os pincéis de cerda natural. Mas, no caso de produtos cremosos, o duo fiber se adequa melhor.

No entanto, Rafaella revela que, pessoalmente, prefere aplicar o produto com as próprias mãos. “Assim é possível controlar melhor como está ficando o acabamento”, diz.

Como escolher uma cor
A cor ideal de um iluminador depende da proposta da maquiagem. De acordo com Rafaella, se o intuito é que o produto fique quase imperceptível, apenas com uma luz bonita, mas que não deixe claro a presença do iluminador na maquiagem, o ideal é combiná-lo com o seu tom de pele. Peles com tons frios ficam bem com os perolados, enquanto peles mais quentes combinam mais com os dourados.

Porém, a especialista aponta não ser considerada uma gafe misturar os fundos de cor. “Se é o que você prefere, e não se incomoda de que a make não fique tão natural assim, não há problema algum”, conta a maquiadora. “O furta-cor, por exemplo, vai ficar claro que não é nada natural, mas dá um efeito ótimo”.

Como escolher a textura
“Se você procura o aspecto natural, as texturas líquidas e cremosas são ideais, já que elas se fundem com a pele, principalmente quando esta está bem hidratada”, explica Rafaella. “Os produtos em pó, como são feitos com micropartículas, ficam sob a pele e ficam mais aparentes”.

No entanto, a maquiadora reforça que isso não é um problema: “Se você vai para noite, ou é noiva, é melhor usar o pó, já que ele irá iluminar o seu rosto em todos os tipos possíveis de luz. Já para o dia a dia, o creme funciona melhor”.

Truque
Se você não possui um iluminador no arsenal de make, dá para criar o efeito do produto com outras opções, como sombra cintilante, dourada ou prateada. “O importante é ser clara e ter luz. Às vezes, até um batom cintilante funciona”, compartilha Rafaella

O contrário também é possível. Apesar de ter uma função principal, nada te impede de usar o iluminador de formas diferentes da proposta principal. “Dá para usar na boca, nos olhos, no que for, contanto que não te dê alergia”, diz. “Produtos de maquiagem precisam ser lançados com uma finalidade específica, mas uma vez que você os compra, você pode fazer o que você quiser, vai dá sua criatividade”.

Mais de Beleza