Top

Semente de melancia: a nova mania entre os superfoodies

Por Carol De Barba

É isso mesmo que você leu: as sementes de melancia subiram de casta na cadeia alimentar. A parte geralmente menosprezada da suculenta fruta (existe até uma variedade sem elas à venda nos supermercados…) é a mais nova promessa entre as superfoods – termo que se refere aos alimentos com maior quantidade de benefícios para a saúde.

O que elas têm de tão especial? Primeiro, são riquíssimas em proteína: 34g a 100g do ingrediente – característica que deve conquistar, de cara, quem cultiva os músculos. Além disso, também são abundantes em fibra, ferro, magnésio e potássio, o que as torna aliadas no fortalecimento dos ossos, entre outros benefícios.

Na Inglaterra, a empresa Mello, até então famosa por seus sucos, acaba de colocar a iguaria à venda no mercado (125g custam, em média, 2,99 libras, quase R$ 15). As sementes são vendidas em pequenos potes, tostadas e salgadas (a casca preta é desprezada, sobrando apenas o interior, exatamente como acontece com as sementes de girassol) ou levemente apimentadas. Dessa forma, são ideais para consumo como um snack ou uso em receitas – misturar na salada, na granola, como cobertura do pão para substituir o gergelim…

Em entrevista ao jornal londrino Evening Standard, a co-fundadora da Mello, Rose Aldean, revelou que o insight para investir no snack veio da cozinha iraniana, que tem a melancia como ingrediente abundante. “Eu me apaixonei por elas e não conseguia parar de comer enquanto estava lá (ela passou as últimas férias no país), mas quando retornei ao Reino Unido notei que não estavam disponíveis por aqui”, contou.

Segundo a publicação, parece que já tem gente de olho inclusive em propriedades cosméticas das sementinhas. Elas possuem um óleo mais seco, rapidamente absorvido pela pele e rico em ácido linoleico (ótimo para rejuvenescimento!).

Enquanto essas novidades não chegam ao Brasil, experimente incluí-las na dieta por meio do suco de melancia, por exemplo. Bata a fruta com as sementes no liquidificador, até que elas estejam bem trituradas, e beba sem coar.

Mais de Beleza