Top

Pela primeira vez em 20 anos, setor de beleza no Brasil registra queda nas vendas

O setor de beleza e cuidados pessoais é a mais nova vítima da crise no Brasil. De acordo com um levantamento anual da Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) divulgado pelo WWD, depois de 20 anos crescendo uma média de 13%, independente de adversidades na economia, as vendas de cosméticos e produtos de personal-care caíram 6% em 2015.

Leia mais: Shoestock fecha lojas e paralisa e-commerce

Os analistas preveem, no entanto, que 2016 seja ainda mais duro. “Por anos, a indústria da beleza de cuidados pessoais parecia à prova de balas. Mas a recessão que estamos vivendo agora é verdadeiramente desastrosa. Teremos alguns anos desafiadores pela frente”, diz João Carlos Basilio, presidente da Abihpec.

A resistência do segmento costumava ser atribuída ao nosso amor por cosméticos, especialmente produtos para cabelo e perfumes. Mas a coisa anda tão feia que até nosso título de campeões em matéria de banho corre risco – diminuímos nossa média de 12 anos semanais, fazendo cair as vendas de sabonetes, xampus e condicionadores.

Ainda assim, de acordo com o WWD, o nicho de hair care segue como um dos mais fortes, acompanhado de perto pelos dermocosméticos. E uma gama de cosméticos orgânicos deve ser a próxima grande novidade. A gente vai ficar de olho…

Mais de Beleza