Top

Cabelos sofisticados e… coloridos! O guia para adotar de vez a tendência

Por Carol De Barba

As madeixas em cores inusitadas seguem em alta, principalmente nesta época de verão a pino e Carnaval chegando. Mas os cabelos coloridos também podem ser super elegantes, basta saber incorporá-los ao seu estilo – pegue Kelly Osbourne como exemplo.

Pensando nisso, elaboramos esta espécie de “guia dos cabelos coloridos”. A ideia é dar um empurrãozinho no make over de quem está afim de testar a trend mas ainda tem medo ou, quem sabe, ensinar aquele pulo do gato para os que já são adeptos.

Leia mais: Barbas à moda sereia: formosura ou tortura?

Quem ajuda a gente nessa tarefa é o concept hairstyler do Retrô Hair Daniel Carvalho, acostumado com um público destemido quando o assunto é coloração e indicado a colorista do ano no Prêmio Cabelos 2015. “Se eu me divirto? Não, eu amo!”, diz, sobre sua relação com as cores fantasia. “Infelizmente, aqui no Brasil o colorido costuma ter uma conotação teen ou muito cool. As pessoas não encaram como uma possibilidade de variações. Mas um cabelo escuro com algumas mechas verdes ou roxas, assim como loiros com tons pastel, ficam incríveis, sofisticados e modernos”, incentiva.

Sem mais delongas, vamos às dicas:

NÃO FAÇA ISSO EM CASA. Pelo menos não na primeira vez. Como seu cabelo terá que passar por uma descoloração, ele pode ficar extremamente danificado se isso for feito da maneira errada – pode até cair! “Além disso, o fio pode ser mais ou menos descolorido, dependendo do resultado final que você quer atingir. E só um especialista poderá precisar essa medida”, explica Daniel.

ENTÃO, QUANTO DEVO DESCOLORIR? Quanto mais clara a cor, mais claro deve estar o cabelo. Por isso nossa recomendação anterior. Além disso, a fixação também acaba sendo melhor quando os cabelos estão mais descoloridos.”Nosso cabelo já carrega pigmentos. Quando falamos em coloração convencional, muitas vezes não precisamos descolorir porque a tecnologia das colorações consegue reorganizar as moléculas de cor criando um novo tom. Porém, as fantasias funcionam como um tonalizante, sobrepondo-se os pigmentos já existentes”, descreve Daniel.

UM TOM OU ARCO-ÍRIS? Vai do gosto do freguês! E da habilidade do seu cabeleireiro… “É preciso separar cor a cor e ter muito cuidado até na hora da lavagem, pois se os pigmentos se misturarem o arco-íris vira uma bagunça… Além disso, certas cores tendem a dominar e apagar tons mais claros”, alerta Daniel. Quando a mistura é no comprimento, ele usa um truque bem legal. “Desfio a mecha para não ficar tão marcado, é como se eu esfumaçasse a cor”, explica.

TODO CABELO OU MECHAS? Tudo é bacana, só depende do seu estilo e de quanto tempo (e $$) você está disposto a investir na manutenção. Colorir por completo implica idas mensais a um profissional para retocar a raiz. Se você tingir apenas o comprimento, vai demorar mais para voltar ao salão, e pode até reforçar a cor em casa, caso tenha habilidade para isso.

HIDRATE MUITO. Com tanta química, não tem jeito, o cabelo vai danificar. “Precisa hidratar muito”, recomenda Daniel. Além de fazer hidratações periódicas no salão, você também pode, de vez em quando, trocar o seu condicionador por uma máscara mais potente durante o banho. Essa máscara, junto com ampolas intensivas de tratamento e/ou óleos, também serve para aquele boost semanal caseiro um pouco mais demorado. Ah, e se tiver que refazer a descoloração em todo o comprimento do cabelo, Daniel recomenda esperar, no mínimo, três meses, para não detonar demais os fios.

QUE COR COMBINA COM A MINHA PELE? “Não tem muita regra. Mas para harmonizar com mais facilidade, siga esta lógica: quanto mais clara a pele mais clara pode ser a cor, e vice-versa. Quando temos mais contraste, as imperfeições da pele ficam mais à mostra”, explica Daniel.

AS CORES QUE MENOS DESBOTAM são as com mais pigmento vermelho na composição. Pinks, magentas, laranjas, tons quentes. Os frios tendem a desbotar muito mais rapidamente. Em geral, no entanto, as cores fantasia têm uma durabilidade muito menor. A linha rEVOLUTION, da marca italiana Alfaparf, é minha favorita – tem um cheiro delicioso e dá até uma hidratada. Dura em torno de 8 lavagens – menos se você tomar banho de mar ou piscina, até mais se você evitar usar secador e enxaguar o cabelo com a água muito quente. Ainda não testei (estou louca para!), mas a mesma label lançou recentemente uma linha de coloração permanente chamada Metamorphosis – Evolution of the Color que tem alguns tons quase fantasia, de vermelhos e violetas.

E aí, preparados para revolucionar o visual? Não deixe de compartilhar o resultado com a gente!

Mais de Beleza