Top

Cabelo e saúde: por que cuidar deles é uma questão além da estética

Por Mariana Sampaio

Um dos assuntos sobre o qual as pessoas mais me perguntam é cabelo! Como já estou aí na internet há um tempinho, muita gente vira e mexe fala que amava o cabelo que eu tinha aos 14 anos, perguntam até por que não mantive daquele jeito.

Leia mais: Como cheguei à minha pele perfeita com uma rotina de cuidados em casa

Só para ter uma ideia, de lá pra cá ele já foi castanho, meio loiro, super loiro, muito comprido, muito curto, com volume, sem volume, repicado ou reto… Enfim, quase que pra cada humor eu tinha um cabelo!

E isso, claro, teve consequências. Comecei a fazer pequenas luzes aos 13 anos (muito cedo, eu sei! Mas hoje em dia, cada vez mais cedo, as pessoas sentem vontade de mudar), e a vontade de ser loira foi só aumentando – realmente é viciante!

Fui a muitos salões diferentes, testei vários métodos e há cerca de três anos todas essas agressões (porque fora o loiro ainda tinha chapinha, secador, babyliss) se juntaram a uma anemia (carência de alguns nutrientes no sangue, como o ferro) e comecei a notar uma diminuição na quantidade cabelo, aos poucos.

Poderia ter pegado mais leve na química, mas não me culpo muito também porque sei que teve algo mais grave atrás disso. Na época, procurei um médico, me cuidei e ficou tudo bem. Era engraçado porque eu não percebia as mudanças que estavam acontecendo com meu cabelo. Só depois de algum tempo, vendo algumas fotos, que percebi que realmente eu precisava cuidar daquilo.

A lição disso tudo? Não espere que eu diga para não mudar o visual! rs Eu adoro mudar e até mesmo o fato de cortar bastante para deixar o cabelo mais saudável me deixou feliz. Acho que o principal é prestar atenção no que está além da estética na beleza.

O tom loiro pode estar bonito, mas e a saúde do fio, como está? Preste atenção não só se o penteado valorizou seu rosto, mas também fique atenta a mudanças como queda dos fios, mudança de característica (era muito oleoso, depois ficou seco do nada), brilho… Isso pode dizer muito sobre sua saúde também! Nessa hora, o importante é buscar ajuda médica e um bom profissional, que não vai fazer o que você quiser mesmo que prejudique seu bem-estar.

No começo desse ano conheci o Alex Moraes, do Salão Marcos Proença, aqui em SP, e ele foi e ainda tem sido muito cuidadoso. Convenceu-me a ficar um tempo longe da química e vem ajudando a me redescobrir com meus fios ao natural. Embora a vontade de mudar ainda esteja aqui, estou muito feliz com o resultado e com a certeza de que é o melhor que poderia fazer por mim.

Mais de Beleza