Top

Dra. Carla Vidal ensina como derrotar a poluição, uma das piores inimiga da pele

Por Dra. Carla Vida

Engana-se quem acha que apenas a exposição de maneira errada aos raios solares causa o envelhecimento precoce. Entre tantos outros fatores que podemos combater, está um que não temos como lutar contra: a poluição. Quem vive no interior tende a sofrer menos com este problema, uma vez que o ar da cidade interiorana é bem mais limpo, mas para quem mora em grandes centro urbanos (e em Cubatão!) a poluição é um mal constante, que tem piorado bastante com este período de estiagem pelo qual passamos. Até o momento em que escrevo esta coluna, os meteorologistas erraram em todas as “promessas” de chuva.

Leia mais:Coluna Dra. Carla Vidal: cuidados com os lábios no inverno

A pergunta, então, é: como conviver com um “inimigo” que não se pode derrotar? Existe produto milagroso que crie uma barreira contra a poluição e faça com que a pele não sofra com a agressividade de todos esses componentes químicos? Não, não existe produto milagroso, mas a solução é mais simples do que imaginamos: limpeza diária.

Começamos pelo banho. Se você faz parte do time que toma banho pela manhã para “começar limpinho o dia” e vai deitar sem uma ducha, saiba que está fazendo tudo errado. O correto é tomar banho à noite, justamente para livrar a pele da sujeira acumulada. E não pense que o banho precisa ser demorado e cheio de sabão. O sabonete deve ser usado apenas nas axilas, pés e partes íntimas. O restante do corpo pode ser esfregado apenas com a água, evitando ressecar ainda mais a pele, que já sofre com o tempo seco.

O banho correto não deve levar mais do que três minutos, especialmente quando se fala muito em contenção de água. É fácil: entre no chuveiro, molhe-se da cabeça aos pés, aplique o shampoo e deixe agir por três minutos. Feche o chuveiro durante o período que o shampoo estiver agindo. Enquanto isso esfregue delicadamente braços, pernas, colo, pescoço e barriga. Use o sabonete nas axilas, pés e genitais. Para o rosto, use um sabonete apropriado para o seu tipo de pele. Abra o chuveiro e enxague corpo e cabelo. Banho tomado. Finalize este momento de cuidado com você com hidratação do corpo e complementação da limpeza do rosto com um tônico ou adstringente (o produto varia de acordo com seu tipo de pele e a melhor pessoa para indicar o que funciona para a sua pele é um dermatologista) e passe o creme noturno. Pronto. Pele limpa e livre da poluição que a acompanhou durante o dia.

O segredo não é usar cremes caros ou que prometem rejuvenescer dez anos em dez dias. Muitas vezes, a melhor dica é a mais simples e a que mais funciona. Acredite, a limpeza correta da pele é o que melhor combate o envelhecimento, seja qual for o agente externo causador dele. Portanto, limpe a sua pele. Sempre. Mesmo quando chegar tarde de uma festa e tiver preguiça de tirar a maquiagem. O seu “eu” no futuro certamente irá agradecer.

Mais de Beleza