Top

“Menos é mais bonito. Especialmente para mulher real”, diz maquiadora de Beyoncé

Por Carol De Barba

Francesca Tolot é conhecida como a maquiadora de Beyoncé. Definição muito simplista para alguém cujos pincéis cuidam do visual de mulheres reconhecidas pela beleza – e cujos segredos RG tentou copiosamente arrancar.

A profusão de beldades em sua lista de clientes passa pelo clã Kardashian, a diva Madonna e a lenda – de quem ela sente imensa saudade – Elizabeth Taylor. Porém, segundo Francesca, não há segredo nem truque por trás do make-up das estrelas. Cuidar de si, ter a pele bonita e saudável, é o mais importante. “Menos maquiagem, em geral é mais bonito. Especialmente para a mulher real, que está vivendo sua vida”, diz. Leveza na quantidade, sutileza na aplicação e nas cores: essas são as chaves tanto para se sentir bela quanto para parecer mais jovem no dia a dia.

Quanto às trends para as próximas temporadas, ela acredita nos lábios poderosos, em todas as variações de vermelho – embora veja os nudes tomando algum espaço. Também aposta na permanência do bronzer, em alta há algum tempo. E decreta a queda dos cílios postiços “daqueles que você enxerga do outro lado da rua”, brinca.

BEYONCÉ

De acordo com Francesca, trabalhar com uma das mulheres mais poderosas da indústria musical é um prazer. “Ela fica bem com tudo. Ela não tem medo”, diz a responsável pelas maquiagens de Beyoncé, que vão desde o estilo “cara lavada” até propostas completamente malucas. E confessa: não há truque que sustente o looks nas apresentações pesadas da cantora. “Tento fazer de um jeito que dure mais, mas nas trocas sempre há tempo para retocar”, conta.

ELIZABETH TAYLOR

Francesca considerava Liz uma grande amiga. Pois era assim que ela se sentia na casa da estrela. “Você podia abrir a geladeira, comer o que quisesse, e ela sempre tinha histórias maravilhosas para contar”, diz. A make-up artist esteve no casamento mais recente da atriz, celebrado na casa de Michael Jackson. “Só o lugar já era inacreditável. E o casamento… Inesquecível!”, lembra.

UMA MULHER, 100 FACES

Francesca acabada de lançar o livro “One Woman 100 Faces” (já à venda no Brasil!), em parceria com o marido, o fotógrafo Alberto Tolot, e com prefácio da cliente/amiga Beyoncé. “Francesca Tolot é mais extraordinária make-up artist da atualidade”, elogia a diva.

Na obra, como entrega o título, Francesca encarou o desafio de transformar uma mulher em 100 por meio da maquiagem. O resultado é realmente impressionante. “Espero que ele seja uma inspiração para todos não apenas profissionais da área. Por que não experimentar e se divertir com maquiagem?”, orgulha-se.

Destaque para as propostas mais conceituais, diretamente influenciadas pela paixão de Francesca pela arte. “Quando viajo, a primeira coisa que procuro são museus. A influência não é direta. Eu não reproduzo uma maquiagem baseada em quadros, mas quando solicitam algo com ares de renascença sei os elementos, que recursos usar para criar esse clima”, explica.

Mais de Beleza