Top

Cabelo cinza, como de Lurdes Leon, é tendência entre as meninas bacanas

Por Carol De Barba

Os fios brancos estão ganhando cada vez mais espaço nos cabelos e no coração das mulheres. De renegado, associado à ideia de ultrapassado, o cinza passou a ser cobiçado, moderno. É o que indicam as celebridades (vide Lurdes Leon, filha de Madonna e mais nova adepta) e os pedidos nos salões de beleza.

A tendência tem até nome: “granny hair”. A referência ao cabelo da vovó faz sentido, já que ela abrange as mais variadas tonalidades de cinza – desde o super branco, o prata mais claro e brilhante até os pigmentos com um toque de lilás.

Lola está entre as personalidades que acabam de aderir ao estilo, mas a proposta começou a ser vista ainda em 2012, no desfile de Outono/Inverno de Jean Paul Gaultier. Um ano mais tarde, Nicole Richie, Kelly Osbourne e até Rihanna (ainda que por pouco tempo) apareceram com as madeixas acinzentadas. Outra influência na popularização do look é o boom do chamado advanced style, valorizando a beleza de mulheres como Iris Apfel e Carmen Dell’Orefice.

Nos salões paulistanos, a procura pelo cabelo cinza vem aumentando desde o fim do ano passado. O problema é que, segundo o cabeleireiro Daniel Carvalho, do Retrô Hair, nem todo mundo carrega o visual. “O cinza é uma cor muito fria. Se a pessoa não se maquia, não tem a pele uniforme, marca muito as imperfeições”, diz.

De acordo com Daniel, o processo é o mesmo da cor fantasia (os coloridos em geral): descolorir e tingir de cinza.
“De preferência, é preciso chegar até o louro claríssimo. Se não descolorir o suficiente, o cabelo fica meio mate, meio esverdeado, o que não é legal”, explica.

Com tanta química, os cuidados pós-coloração são redobrados. “Além de sensibilizado, o cabelo fica bem poroso e, consequentemente, não segura o pigmento cinza”, conta. Para manter a cor, Daniel recomenda tonalizar e fazer cauterizações ou reconstruções com frequência. Para quem passou por uma descoloração mais leve, o shampoo silver – que é anti-amarelamento –, pode ser uma opção para ter um cinza mais vivo por mais tempo. Quem pegou pesado na química, deve preferir produtos com agentes potentes de tratamento.

Mais de Beleza