Top

Calistenia: a técnica fitness que utiliza apenas o peso do corpo e a gravidade

Conteúdo Harper’s Bazaar

Dizem que foi a crise financeira que levou a turma fitness para as ruas e fez com que as modalidades que seguem o mood virassem febre no mundo todo. A falta de extra money fez com que os atletas começassem a adotar as ruas como opções para academias. Bom, verdade ou não, a conveniência dos treinos ao ar livre é válida tanto para homens quanto para mulheres que querem ter um estilo de vida mais saudável.

Esse movimento trouxe de volta a tona uma modalidade de exercícios que já existe há mais de um século, a calistenia. Parece complicada? Calma! É apenas o nome. Na verdade, se tratam de exercícios de força física, realizados sem o uso de qualquer equipamento especial, apenas com peso do corpo e a gravidade. A maioria deles envolvem técnicas de alavancamento do seu próprio peso para desafiar os músculos, coração, e dar um up no desempenho atlético.

A rua é sua academia:
Você já deve saber, se seu objetivo é perder gordura e modelar o corpo, você precisa realizar exercícios de força, que irão fornecer massa muscular magra, no sentido de definição, e remover as gordurinhas localizadas. Para este fim, a Calistenia é muito boa, já que ajuda a esculpir e fortalecer o corpo. São ideais, por exemplo, se você viaja com freqüência ou se não tem tempo e desejo de frequentar uma academia.

Personal trainers são cada vez mais adeptos da técnica, que pode ser feita em qualquer lugar, apenas com a ajuda de um banco do parque, uma barra ou uma escada. Além disso, a formação clássica defende a técnica como sendo ótima para a construção de resistência muscular, já que são exercícios dinâmicos, que exigem uma gama de movimentos completos.

O Colégio Americano de Medicina Esportiva recomenda que, se você quer alcançar o peso normal e se manter saudável, deve fazer pelo menos dois dias de treinamento de força por semana. Você pode subir essa frequência para três dias quando quiser acelerar o processo de emagrecimento. Lembrando que, como qualquer outro exercício, é necessário praticar a atividade dia sim e dia não, pois o músculo precisa descansar para se recuperar e construir a força. Nos dias entre as sessões,você pode correr, praticar ciclismo, dança, natação, ou o que preferir.

Como começar a praticar a calistenia? Confira uma lista de exercícios básicos para fortalecer o corpo inteiro:

– Flexões, também conhecidas como push up: ideais para trabalhar os peitorais e obter braços mais definidos.

– Agachamentos, também conhecidos como squads: velhos conhecidos de qualquer “projeto verão”. São muito eficazes quando se trata de moldar e fortalecer as coxas, quadris, panturrilhas e, claro, os glúteos.

– Dominadas: para este exercício é necessário uma barra, facilmente encontrada em parques e calçadões de cidades litorâneas. Ele trabalha toda região das dorsal, bíceps, trapézio, antebraços e até as mãos. É a opção mais completa para a região superior, e pode ser feita de diversas maneiras.

– Elevações de penas, ou leg raise (sentada ou deitada): costuma trabalhar toda região do abdome e cintura.

Lembrando que, o auxílio de um profissional especializado é indispensável para a introdução de qualquer nova técnica no dia a dia.

Mais de Beleza