Top

Como evitar ganho de peso ao parar de fumar

Parar de fumar é um grande desafio. Além do desejo pelo cigarro que o vício provoca, algumas situações acabam desmotivando quem tenta vencer esse problema. O ganho de peso é uma das grandes preocupações de muita gente que resolve abandonar o hábito. “Há um aumento de dois a cinco quilos nos primeiros seis meses de abstinência. Por mais que os benefícios da paralisação do tabagismo sejam maiores do que qualquer consequência do excesso de peso, muitos ficam desencorajados em largar o vício quando surgem alguns quilos extras”, explica o pneumologista Cristiano Rabelo Nogueira.

Mas é possível driblar essa tendência. Em primeiro lugar, entendendo por que o corpo apronta essa conosco. Um dos motivos que leva ao ganho de peso é o fato de que o metabolismo desacelera quando a pessoa deixar de fumar e esse quadro pode durar alguns meses. Além disso, a pessoa passa a sentir melhor o sabor e cheiro das comidas – e aí fica mais difícil resistir, né?

“Existem estratégias para reduzir as chances de ganhar massa. A primeira é comer de forma saudável e limitar a gordura na dieta, pois cada grama de gordura contém nove calorias contra quatro por grama das proteínas e carboidratos”, diz Nogueira. O médico também ressalta a importância do exercício físico, um grande aliado nesse momento. “A prática queima mais calorias e funciona como moderador de apetite, aumentando os níveis de endorfina na corrente sanguínea e atuando como depressor endógeno da fome”, explica. Com essas dicas, a única coisa que a pessoa vai ganhar é uma vida mais saudável.

Mais de Beleza