Top

FIT TIME: AEROPILATES PROMETE SER ATIVIDADE HIT DE 2015

Por Camilla Bello, da Harper’s Bazaar

Criado pelo espanhol Rafael Martinez, e adaptado pelas brasileiras Renata Abate Teixeira e Fernanda Marcun, o aeropilates, exercício que promete fazer a cabeça – e o corpo! – da turma fitness neste ano, é um power mix entre o pilates tradicional e a ioga.

A técnica é feita no Columpio, um aparelho desenvolvido na Europa que, como o nome sugere, fica preso ao teto e utiliza o peso do corpo suspenso por tecidos resistentes, o que, claro, eleva o grau de dificuldade dos exercícios, aumenta o desafio corporal, e, consequentemente, os resultados conquistados.

Os exercícios respeitam o princípio do pilates como respiração controlada, abdome contraído, alinhamento da coluna, fluidez, controle e equilíbrio dos movimentos. Renata e Fernanda, consultoras da ProAction, acrescentam, ainda, movimentos que remetem ao circo e a ginástica artística. “Imagine, por exemplo, uma pessoa pendurada de ponta-cabeça, com as pernas enroladas ao tecido, flexionando o tronco em direção aos pés para realizar abdominais”, ilustra a fisioterapeuta Renata, especializada no método.

“É importante dizer que o método não se concentra em exercícios padronizados, como uma receita reutilizável. Ele segue o princípio da individualidade, onde os exercícios são modificados conforme o nível de condicionamento, aptidões físicas e objetivos de cada pessoa”, explica a educadora física Fernanda.

E os resultados? Basta um mês de exercícios para que as mudanças no corpo sejam notadas. A postura melhora, os músculos ficam definidos e tonificados, e a silhueta mais harmoniosa e afinada. Os braços e o abdômen acabam sendo as partes mais trabalhadas, já que os movimentos suspensos exigem mais esforços desses membros.

As atrizes Fernanda Paes Leme, Isis Valverde e Larissa Maciel já são adeptas da nova modalidade. Fernanda, inclusive, como boa Instagram addict que é, já registrou a atividade física por lá.

E aí? Preparada para o desafio de suar a camisa e para ficar – literalmente – de cabeça para baixo? Alguns estúdios de pilates já oferecem aulas de aeropilates. O Studio Prime Pilates e o Studio Fit Pilates, ambos em São Paulo, são dois deles.

Mais de Beleza