Top

O que é melhor: progressiva ou chapinha? RG revela

Por Lara Svensson

O que é melhor (ou menos pior): chapinha ou progressiva? Essa é uma dúvida que ronda, literalmente, a cabeça de todas as mulheres dependentes do cabelo liso. Para solucioná-la, entrevistamos a especialista de cabelos Cris Dios, dona do salão Laces&Hair e responsável pelas cabeleiras de Izabel Goulart, Marina Ruy Barbosa e Carol Celico. Confira abaixo o resultado do bate-papo:

É melhor fazer progressiva ou usar chapinha todos os dias?

É melhor fazer a progressiva porque a chapinha todos os dias degrada o cabelo todos os dias. A progressiva teoricamente é uma vez a cada dois meses. Se você associar a progressiva a um bom tratamento de nutrição, você não tem tanta perda de massa do cabelo.

Por que quando a gente faz a progressiva o cabelo fica tão bonito?

Porque o formol é um polímero que realinha todas as cutículas que estão abertas externamente. O dia que sai a progressiva, se desfaz o alinhamento e internamente você fica com prejuízo.

Então o formol também tem seus aspectos ruins?

O formol que é usado na progressiva é como uma plastificação do fio de cabelo e, com essa plastificação do fio, você não recebe nutrientes. O dia que sai a plastificação, quando acaba a progressiva, o cabelo está internamente em desarmonia, porque ele não tem uma “veia” que traga nutrição do couro cabeludo até as pontas. Depende de nós colocar essa nutrição.

O que é legal para ajudar nesse meio termo entre uma progressiva e outra?

Hidratação! Para cabelos compridos, hidratar em casa no mínimo uma vez por semana. E para cabelos mais curtos, hidratar semanalmente também. Além disso, a cada 20 dias é preciso fazer um tratamento intenso específico no cabeleireiro. Sobre tipos de máscaras,  é necessário comprar aquelas que tenham mais aminoácidos, queratina e nutrientes essenciais para o cabelo.

Qual maior erro das pessoas que querem os cabelos lisos?

Achar que a progressiva é um tratamento. Não é um tratamento. É uma forma de resolver o frizz e os enrolados que incomodam as mulheres. As pessoas acham que, por ter feito progressiva, elas não precisam mais cuidar do cabelo por três meses. E aí, quando o cabelo perde a progressiva, ele está sem nada, sem água, sem minerais, sem vitaminas, e sem proteínas, o que resta para ele é quebrar. Tem que lembrar que o cabelo está lisinho, está macio, está gostoso, mas precisa de nutrição e vitaminas.

 

Mais de Beleza