Top

Os perigos do exagero

Por Dra. Carla Vidal

Quem me conhece sabe que a resposta para a pergunta “Beleza a que preço?” não é outra a não ser “o preço eu não sei, mas a beleza NÃO deve custar a sua saúde”. Cuidar da pele em busca de um envelhecimento bonito e saudável, sim. Arriscar a saúde, jamais. Nunca.

Falo sempre – para meus pacientes e em entrevistas – sobre um fator fundamental no que diz respeito ao médico dermatologista: o bom senso. O bom senso mora em saber dizer não ao paciente que, seja pelo motivo que for, é a favor da intervenção cirúrgica estética antes de um tratamento mínimo de 21 dias. Este, aliás, é o tempo que a pele demora a se regenerar, sendo, portanto o período mínimo de tratamento antes de qualquer intervenção que não seja o uso de cremes. Toda boa construção pede um excelente alicerce, não é verdade? A pele é a mesma coisa: não existe comparação entre um tratamento feito depois de uma pele bem tratada a um tratamento feito em um paciente que escolheu não preparar a pele.

Aos pacientes (e futuros pacientes) “impacientes” explico sempre que antes de qualquer procedimento, seja uma simples limpeza de pele ou a aplicação da toxina butolínica, é preciso preparar a pele. Fazendo uma analogia com outra operação, em outra área médica: a redução de estômago. Não existe um (bom) médico que recebe um paciente pela primeira vez em seu consultório e já recomende a cirurgia bariátrica. Antes ele pede que o paciente siga uma dieta rigorosa e faça exames até que esteja pronto para a cirurgia. Com a pele não pode ser diferente. Não podemos esquecer de que a pele é um órgão (o maior do corpo!) e deve ser tratada como tal e não como figura estética apenas. Ao ver – e acima de tudo tratar – a pele como um órgão vital à sobrevivência, o bom senso certamente falará mais alto.

Com bom senso, paciência, cuidado e,óbvio, um bom dermatologista é possível conquistar uma pele linda e saudável, longe dos excessos estéticos desnecessários. Usar a ciência e a tecnologia a favor da saúde é saber ponderar o que é estético e necessário do que é apenas para a vaidade do paciente, sem levar em conta a saúde. Como médica (antes de ser uma dermatologista, sou médica…me preocupo com a beleza aliada à saúde) a minha preocupação é ter um paciente saudável e não apenas belo.

Lembre-se, então, de entrar em sua próxima visita à sala do seu dermatologista com a cara lavada e a cabeça repleta de bom senso. Prevenir o envelhecimento, sim, mas sem excessos. O excesso é sempre maligno…mesmo quando disfarçado por excesso de cuidados.

Mais de Beleza