Top

Cuidados com a pele no verão; Dra. Carla Vidal dá as dicas

Por Dra. Carla Vidal

Eis que chega novamente o verão. Assim, num piscar de olhos. Com o clima cada vez mais atípico e com as estações do ano cada vez mais indefinidas, há quem ainda não tenha nem recuperado a pele dos estragos causados pelo calor no começo de 2014. Não importa; o que importa é preocupar-se em começar os cuidados, mesmo que seja agora, com a pele já prejudicada. Como digo a meus pacientes: não importa quando começam os cuidados com a pele, desde que eles comecem.

E é assim que inicio a minha primeira coluna no site RG, lançando um desafio saudável: por um verão sem férias nos cuidados com a pele. Porque eu acredito,sim, que é possível passar pelo sol, pelo mar e pela piscina ostentando um bronzeado saudável, conquistado da maneira correta. E sem esquecer-se da rotina de cuidados. É simples, acredite.

O começo da preparação é uma ajuda até para já chegar à praia sem o famoso “branco de escritório”: um autobronzeador. Atente para as instruções de uso na embalagem e não se esqueça de nenhuma parte do corpo. Você quer uma cor bonita e não manchada, certo? Minha dica: comece pelos pés e vá subindo em direção ao rosto, incluindo as orelhas e a linha que divide couro cabeludo e face. Use cerca de 15 dias antes de encarar a praia ou piscina.

Não quer o autobronzeador? Tudo bem. O que não pode é esquecer-se de colocar na mala os itens essenciais no cuidado da pele, lembrando que a pele bem cuidada mantém o bronzeado por mais tempo. O que levar? Sabonete facial, filtro solar para rosto e corpo, tônico ou adstringente, creme corporal, creme noturno facial e, para as mulheres, demaquilante. A ordem é simples: sabonete + tônico ou adstringente + filtro solar (manhã) ou creme noturno. O creme corporal é usado depois do banho, que deve ser em temperatura entre morna e fria.

E o sol? Ah, o sol… Ele não precisa ser temido, mas respeitado. Procure se expor ao sol antes das 10h e depois das 16h e sempre (eu disse SEMPRE) com proteção adequada, incluindo um chapéu além do filtro solar. Além disso, nada de querer bronzear no primeiro dia de praia. Vá com calma para garantir que a pele não se queime, descame e você desbote antes mesmo do carnaval. A pele precisa aumentar a produção de melanina para que a cor apareça e isso não acontece automaticamente ao descer a serra. Também não adianta ser a Branca de Neve e querer terminar o verão como a Globeleza; o organismo de cada pessoa tem um limite para a produção de melanina. Passado esse limite, o bronzeado dá lugar a uma pele queimada. Respeite-o.

Aproveite as férias. Aproveite o verão. Tome sol. Se divirta. Curta a família. Cuide da sua pele. E use filtro solar.

Mais de Beleza