Top

Balanço de beauté

Pós SPFW, Vanessa Rozan aponta as tendências de make para o verão 2010

Depois do intenso SPFW, era meu dever fazer um apanhado do que aconteceu nos camarins dos desfiles de verao 2009/2010. E e isso que faco ja. Falando de beleza, obviamente. Os tradicionais “fresh” (que sempre aparecem na estacao), nao faltaram. As cores vibrantes, os metalicos e a contra-tendencia, no caso, o preto, idem. Todas as tendencias vao mais explicadinhas logo abaixo, mas antes de conferir, lembre-se que o que vale mesmo e saber o que serve para voce e o que voce nao usara nem debaixo d?agua no calor do verao 2009/10. Preparada?

NUDE-licious
Eis o make fresh do verao… aquela carinha boa que parece natural e nao-maquiada foi – e sempre sera-  a aposta mais segura para os dias de calor. Nesta estacao, o look e realcado com o uso do iluminador. Pode ser cremoso ou liquido, mas o hit e o gloss para pele que – calma- e completamente diferente daquele que voce ja usou ou usa na boca, e proporciona uma textura mais moderna. Fica lindo e – acredite- e facil de usar! Onde aplicar o neo-iluminador? Nos mesmos lugares onde voce usaria o comum: olhos, temporas e centro do rosto. Tudo muito bom, mas …vale lembrar que essa maquiagem de aspecto natural e uma das mais trabalhosas. Sao varios os produtos usados para parecer que voce acabou de acordar toda linda. Anote: hidratante, primer, base, corretivo, po solto, curvex, mascara de cilios, blush, iluminador, sombra cor de pele, hidratante labial e pinceis, muitos pinceis… Na SPFW, os desfiles das marcas Movimento, Simone Nunes, Colcci, Cavalera, Alexandre Herchcovitch, Erika Ikezili apostaram no NUDE-delicious.

COLOR me Beauty
Sempre esperamos por um verao colorido, certo? E no proximo voce podera optar por cores vivas no make-up. Elas aparecem como se fossem aquarela, ou seja, lavadas, diluidas, como a sombra acqua usada no desfile da Neon e a laranja de Fabia Bercsek. E tambem dao pinta super acesas, vibrantes e bem vibrantes, como se precisassem de pilha para alcancar tanta fluorescencia. Dai vem a duvida: vou de aquarela soft ou fluor gritante? Bem, ai depende de quanto barulho voce quer fazer. Capricho na sombra ou uso so um detalhe? A resposta e a mesma. A label Carlota Joakina apostou em delineador colorido. A Animale tingiu os olhos de tops como Raquel Zimmerman e tambem arrasou. Mas se voce ja passou dessa fase do verao ultra color, va de olhao preto, na contra-tendencia, como mostrou o desfile de Wilson Ranieri.

DARK soul
Voce e das que estao na contra-tendencia? Fino. Sem medo de preto no verao? Otimo. E dai que ta calor, ne? Paola Robba, Andre Lima, Forum Tufi Duek e Priscila Darolt mostraram olhos pretos belissimos e tropicais em seus desfiles. Reinaldo Lourenco foi alem e mandou ver na boca marrom-cafe: chiquerrimo, ou se preferir a norma culta da lingua portuguesa, chiquissimo. Vai encarar o dark no verao? Entao, escolha um foco (olhos ou labios) e apague a luz. O preto e eterno, sexy, misterioso e – por que nao? – hot hot hot. O preto e caliente! Uma dica para nao errar e fazer o foco primeiro (olhos ou boca) e depois partir para a correcao da pele, assim voce ganha mais tempo e, de quebra, um acabamento de profissional. Anotou?

GOLD fever
Entre os metalicos, que ja estavam ai ha algumas temporadas, o dourado foi o queridinho das passarelas do SPFW. Apareceu na forma de glitter, folha de ouro (chique!) e pigmento solto. De Osklen a Maria Garcia, e tambem na Cia.Maritima, la estava o dourado no make-up.
O tom de ouro pode ser usado como no desfile da UMA- onde apareceu so -, e tambem acompanhado por boca poderosa, vermelha ou vinho. Outra alternativa e apostar no dourado em cima de um olho esfumado lindo como fez a Agua de Coco.

Por essas e outras, meu lema fashion para a temporada e: na duvida, coloque mais dourado (risos). E que ate as roupas e acessorios reluziram no tom de ouro. E pra brilhar, darling!

Mais de Beleza