Hidratação, nutrição e até protetor térmico serão seus aliados para os fios no inverno – Foto: iStock
Quem prioriza manter o cabelo sempre saudável e bonito deve saber que os cuidados mudam conforme as estações do ano e a temperatura do local em que estamos. Com a chegada do inverno e seu clima frio e seco, é essencial que você adote alguns procedimentos específicos em sua rotina de autocuidado.
SIGA O RG NO INSTAGRAM
Os fios tendem a ficar mais ressecados, opacos, com frizz e quebradiços, e o couro cabeludo pode apresentar descamação, coceira e outros sintomas que podem favorecer a queda capilar e outras condições.
Isso pode ser justificado pelos hábitos que adotamos no frio, já que os banhos se tornam mais longos e a temperatura da água, mais quente, muitas pessoas diminuem a frequência das lavagens para evitar resfriados e o uso de fontes de calor como o secador é mais frequente; tudo isso associado a baixa umidade do ar e a poluição faz com os fios percam água e hidratação para o ambiente.
Todos esses fatores podem ser minimizados com os cuidados certos, por isso preparamos algumas dicas do que é preciso evitar e fazer para conservar a saúde do seu cabelo nesse período de baixas temperaturas, de forma prática e eficiente!
O que pode causar danos ao seu cabelo no inverno:
- Ficar muitos dias sem lavar
Deixar de lavar ou ficar com o cabelo sujo por muitos dias pode ocasionar diversos problemas relacionados ao acúmulo de sujeira e oleosidade, como: queda, mau cheiro, coceira, dermatite seborreica (conhecida como caspa), processos inflamatórios e outras condições pela falta de higiene.
- Abusar da água quente
A temperatura da água muito elevada afeta a fibra capilar, fazendo com que os fios fiquem sem brilho, frágeis, com as cutículas quebradiças e favorecendo o aparecimento de pontas duplas. Isso acontece porque a água quente retira a oleosidade natural do cabelo e da pele. Prefira banhos mais rápidos e mornos.
- Não secar bem ou de forma errada os fios
Dormir com o cabelo molhado ou úmido pode fragilizar os fios, devido ao forte atrito com o travesseiro. Além disso, pode estimular o aparecimento de fungos e inflamações no couro cabeludo. Seque bem o cabelo e evite esfregar a toalha com muita força.
Os cuidados essenciais durante a estação:
- Potencialize a hidratação e a nutrição
Invista nessas duas etapas do cronograma capilar com máscaras e cremes para repor a água e a umidade aos fios. Isso irá reduzir o frizz, alinhar as cutículas e deixar o seu cabelo mais bonito. A técnica de umectação com óleos capilares também pode ser uma ótima opção para maximizar a nutrição.
- Use protetor térmico nas lavagens
O uso do secador é muito frequente, por isso é primordial que você proteja o seu cabelo das fontes de calor – não apenas durante o inverno, mas o ano todo.
- Beba muita água e mantenha uma alimentação saudável
Ingerir a quantidade correta de água diariamente e priorizar uma alimentação equilibrada são quesitos essenciais para a saúde do corpo e do cabelo. Para os fios, em especial, a água contribui para a hidratação dos folículos capilares, na absorção de nutrientes, no fortalecimento e crescimento.
E por falar em nutrientes, algumas vitaminas também podem ser boas aliadas para o cabelo, caso você queira intensificar os cuidados. Podemos citar alguns exemplos como New Hair, vitamina A, complexo B, C, D, zinco, ferro, entre outras.