Top

Sustentabilidade: do consumo de moda consciente a simples hábitos diários

Foto: Divulgação/Istock

O planeta está pedindo socorro, e não precisa ir muito longe para perceber. Basta notar as instabilidades climáticas em todos os cantos do mundo, com chuvas avassaladoras e secas devastadoras. Parece que o planeta está à flor da pele, e não é exagero. Governantes de muitos países se reúnem anualmente para estabelecer algumas metas e tentar frear o aquecimento global, mas, sem a conscientização da população, é difícil mudar este quadro. O que você faz para contribuir com a conservação do meio ambiente no seu dia a dia? Algumas dicas de consumo consciente vão te fazer rever seus hábitos.

Economize água

O planeta Terra bem que poderia se chamar planeta água, mas é justamente por isso que muita gente utiliza o recurso sem a menor consciência – ao contrário, com muito desperdício. Mesmo que tenhamos no Brasil recursos hídricos abundantes, é fundamental economizar água, para garantir que não falte. As crianças ouvem na escola com frequência, mas não custa nada lembrar: quando estiver se ensaboando, desligue o chuveiro, e desligue também a torneira enquanto escova os dentes. Se possível, reutilize a água da máquina de lavar nas descargas. Grandes indústrias já estão repensando seu processo produtivo para economizar água.

Moda sustentável

De acordo com a Business Vibes, a indústria têxtil é a segunda maior consumidora de água no mundo e descarta cerca de 2,5 bilhões de toneladas de águas residuais por ano, ficando em terceiro lugar no ranking de indústrias mais poluentes. Para produzir apenas uma calça jeans, por exemplo, são necessários 3.480 litros de água, enquanto uma planta de algodão precisa de 30.000 litros de água para produzir 1 kg de algodão. Para confeccionar uma simples camisa de algodão, são necessários aproximadamente 2.700 litros de água.

O Brasil saiu na frente neste cenário, com a invenção da malha de poliamida Amni Soul Eco®, que é feita com material biodegradável, uma tecnologia pioneira. A decomposição, que pode demorar até 400 anos em outros materiais, acontece agora em menos de 3 anos. Mas, calma, a peça não se degrada no corpo, precisa ser levada a um aterro sanitário para que a degradação aconteça.

Algumas indústrias de tecido estão investindo em água de reúso, o que viabiliza a economia de água potável. A tecnologia antiodor permanente também é uma forte aliada na economia de água na indústria da moda, já que possui mecanismos que inibem a proliferação de bactérias causadoras do mau cheiro, e, com isso, há uma redução na frequência de lavagem da roupa.

Reciclagem é vida!

Praticamente todos os materiais podem ser reaproveitados, seja por meio da reciclagem ou da compostagem. Mas estes materiais precisam ser descartados separadamente, pois, se forem descartados juntos, não vai ser possível fazer a reciclagem. Ao fazer essa separação, o volume do que vai para os aterros sanitários diminui e utilizamos nossos recursos de forma mais sustentável.

Para quem acha que ter uma composteira em casa precisa de espaço, uma boa notícia: composteira de minhocas é vida! Indicada principalmente para espaços compactos, a composteira de minhocas é ideal e quase não produz odores. É uma excelente solução para dar um destino mais sustentável aos resíduos orgânicos domésticos. Depois, dá para usar como adubo para as plantas.

Ao sair, apague a luz!

Parece recadinho do banheiro da escola, não é? Mas a simples atitude de apagar a luz ajuda a economizar energia, que atualmente é obtida em grande parte por usinas hidrelétricas. Embora seja obtida por uma fonte renovável, a construção de usinas hidrelétricas e seu funcionamento tem grandes impactos na vegetação, solo, ar e água da região onde está instalada. A energia solar surge neste cenário como uma opção cada vez mais acessível de uma energia limpa, que não gera impacto negativo à natureza. Mas, de toda forma, a economia é amiga da sustentabilidade. Bons hábitos precisam ser adotados o quanto antes, para que o planeta possa dar um respiro. Por isso, ao sair, apague a luz.

Mais de Lifestyle