Top

Concha Y Toro promove Puente Alto como terroir de classe mundial

Vinhedo Puente Alto – Foto: Divulgação

Por meio de uma série de master classes exclusivas ao redor do mundo, dois grandes vinhos de Puente Alto estão sendo apresentados – Don Melchor 2019, e o novo vinho Marques de Casa Concha Heritage 2020, este, lançado esta semana no mercado brasileiro e já à venda no Descorcha, novo e-commerce da Concha Y Toro no Brasil, ao preço sugerido de R$ 619.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A vinha, terceira maior do mundo em volume, aposta no potencial do mercado brasileiro para o consumo de vinhos premium, a partir de R$ 150, e tem a meta de levar o País ao primeiro lugar neste segmento. Hoje, o Brasil é o quarto maior mercado para o Chile, atrás de Reino Unido, Estados Unidos e China. Já Puente Alto, desponta em igualdade de grandeza a terroirs consagrados, a ponto da crítica Jancis Robinson considerá-lo similar a Pauillac, Bordeaux.

O objetivo é continuar a posicionar a denominação de origem Puente Alto como um terroir de classe mundial em mercados como Brasil, Chile, Estados Unidos, China e outros países, que procuram promover esta origem internacionalmente, e dessa forma também apoiar a imagem do Chile como produtor de grandes vinhos.

À frente dos eventos, Isabel Guilisasti, vice-presidente de vinhos finos e imagem corporativa da Viña Concha y Toro, e os destacados enólogos Enrique Tirado e Marcelo Papa. Ambos os vinhos – Don Melchor e Marques de Casa Concha endossam a importância que esta denominação de origem tem para o vinhedo, que desempenhou um papel fundamental na história do vinho chileno e se posicionou como uma das grandes origens do mundo para a produção de vinhos base Cabernet Sauvignon.

Marques de Casa Concha – Foto: Divulgação

Marques de Casa Concha Heritage, que estreia com a safra 2020, é um blend de Bordeaux que busca expressar fielmente o terroir de onde surgiu toda aquela tradição e herança vitivinícola. As uvas são provenientes de uma seleção meticulosa dos vinhedos El Mariscal e Don Melchor. É composto principalmente por Cabernet Sauvignon (84%), Cabernet Franc (12%) e Petit Verdot (4%). Cada uma destas variedades confere uma característica específica ao lote final, que irá variar de ano para ano em função da colheita.

“É um vinho que reflete fielmente a elegância de Puente Alto e que incorpora toda a herança dessa origem, mas com um selo distinto e novo”, afirma  Papa, enólogo e diretor técnico da Concha y Toro.

Por sua vez, Don Melchor, o primeiro vinho ícone da indústria chilena, lança sua safra 2019, que também é um verdadeiro reflexo de sua origem, Puente Alto, e do rigoroso trabalho liderado pelo Diretor Técnico e Enólogo da Viña Don Melchor , Tirado, por entender cada detalhe do terroir e obter a melhor expressão dele.

A safra 2019 é composta por 92% Cabernet Sauvignon, 5% Cabernet Franc, 2% Merlot e 1% Petit Verdot, e passou 15 meses em barricas de carvalho francês, 72% novas e 28% de segundo uso.

Don Melchor – Foto: Divulgação

“Don Melchor é para mim a busca constante da melhor expressão de cada uma das videiras dentro da vinha, a fim de alcançar em cada colheita a beleza do equilíbrio do terroir de Puente Alto. Essa é minha verdadeira obsessão. Uso todo o conhecimento e tecnologia como ferramentas para alcançar um maior entendimento, mas acima de tudo, observar e sentir cada planta e cada vinho é o que nos permite alcançar o equilíbrio perfeito em cada colheita”, diz  Tirado.

Mais de Lifestyle