Top

Cânion Espraiado: beleza e aventura em meio à Serra Catarinense

Cânion do Espraiado – Foto: Istock

O Brasil é um reduto de lindezas, que surpreende até os mais viajados. A natureza encanta por sua magnitude e nos lembra o quanto é imponente e reveladora. A Serra de Santa Catarina é muito conhecida pelas praias, mas é riquíssima em paisagens montanhosas, com paredões de até mil metros de altura, cachoeiras, rios e trilhas, que propiciam caminhadas e passeios mais radicais. Um dos lugares mais lindos da região é, sem dúvidas, o Cânion Espraiado, um pedaço de paraíso que se revela a 35 km de Urubici, na Serra Catarinense.

Começando a viagem

A Pedra da Águia é um ponto forte do passeio, com uma vista exuberante no início da trilha. Logo na sequência, quem se revela é o Vale do Rio Canoas, bem tranquilo para começar a viagem. Para os andarilhos de plantão, existem variações de trilhas, a depender do estilo de vida do turista, algumas são mais planas e tranquilas, enquanto outras são ideais para quem procura aventuras desafiadoras.

Dentre as quedas d’água encantadoras da região, a Cachoeira do Adão se destaca entre os turistas. É possível visitá-la tanto por cima, com uma visão deslumbrante da sua queda, quanto por baixo, para se deliciar nas águas refrescantes do seu poço. Os fãs de rapel podem alugar o equipamento e acrescentar uma dose de adrenalina ao passeio.

Dentre os vários pontos fortes, a cereja do bolo é o topo do Cânion Espraiado, com uma subida um pouco complicada, mas que vale a pena cada passo dado para chegar ao destino e avistar toda aquela imensidão do alto. Os mais corajosos se aventuram no pêndulo e saltam lá do topo, presos a uma corda. Ou se penduram em um balanço que parece ter vindo diretamente de algum lugar do paraíso.

Cânion Espraiada – Foto: Divulgação

Aventura de tirar o fôlego

Próximo a Lages e São Joaquim, a região de Urubici é conhecida por ser um dos lugares mais frios do Brasil, que atrai motoqueiros e fãs de ecoturismo. Tem opção para todos os gostos, desde os que curtem acampar até aqueles que preferem se hospedar em uma pousada. O passeio é ideal para motoristas que apreciam trilhas radicais de carro e desejam observar as lindas paisagens, com conforto e estilo. Para isso, costumam escolher carros potentes e ideais para estradas assim, como o Jeep Compass, que contribuem para a aventura.

Além disso, o acesso não é fácil, a subida para chegar na área do cânion é de 12 km, uma viagem de mais ou menos 1 hora e 30 minutos de carro, com trechos um pouco complicados. Por isso, quem não vai com uma equipe de viagem precisa de um carro com tração nas quatro rodas para chegar ao destino. Os mais arrojados fazem o trajeto a pé, que dura cerca de oito horas, mas é preciso ter preparo físico para a empreitada. As trilhas locais também podem ser feitas de carro, bicicleta, moto ou até a cavalo.

Algumas particularidades

Antes de se aventurar pelo Cânion Espraiado, é importante saber algumas informações peculiares da região. Além da questão do acesso, a entrada do local fica em uma propriedade particular, por isso precisa pegar uma autorização para entrar e pagar um ingresso de R$ 20 por pessoa. É interessante fazer o passeio com guias locais experientes, que estão disponíveis em Urubici. Quem fizer a viagem de carro tem à disposição um estacionamento próximo à Pedra da Águia, que cobra R$ 30 a diária.

Para aproveitar o dia, é indicado começar o passeio logo de manhã e se preparar para todas as mudanças climáticas que a aventura pode revelar. A roupa de frio é um item fundamental, já que no topo do cânion a temperatura é bem baixa. O turista não pode esquecer o filtro solar, água para o percurso e um sapato adequado para a trilha. Quem desejar tomar um banho revigorante de cachoeira não pode esquecer a roupa de banho, barrinhas de cereais e frutas secas para mordiscar durante o trajeto. O ideal é fazer uma mochila leve, com itens indispensáveis para o passeio. Uma dica de escoteiro é sempre ter uma lanterna e uma tesourinha na bolsa.

   

Mais de Lifestyle