Top

Tiffany & Co. faz o cobiçado troféu do Super Bowl; veja curiosidades

Foto: Divulgação

Enquanto os entusiastas de joias em todos os lugares do mundo sonham em desembrulhar a famosa Blue Box da Tiffany & Co., os competidores da NFL esperam um dia colocar as mãos em outra criação icônica da label: o Troféu Vince Lombardi. Surpreso? Bem, o joalheiro de luxo está no negócio de criar este emblema de conquistas atléticas – assim como quase todos os troféus de campeonatos esportivos importantes – por mais de um século e meio.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Concedido anualmente à equipe vencedora do Super Bowl, o Troféu Vince Lombardi é indiscutivelmente um dos símbolos de excelência esportiva mais reconhecidos do mundo. Na oficina de utensílios ocos da Tiffany, em Cumberland, Rhode Island, ourives qualificados e fiandeiros de metal moldam e esculpem meticulosamente o troféu de prata esterlina em uma bola de futebol requintada em tamanho real que fica no topo de uma escultura expandida de três lados. Desenhos delicados e detalhes intrincados também são cuidadosamente inseridos no metal precioso, criando um toque elegante que reproduz maravilhosamente a bola em tamanho regulamentar.

Foto: Divulgação

Veja algumas curiosidades por trás do troféu:

– Com 56 cm de altura e cerca de 3 kg, o troféu é inteiramente confeccionado em prata
esterlina;

– São necessários aproximadamente 4 meses para criar e processar o troféu Vince
Lombardi;

– É preciso uma temperatura de mais de 530 graus Celsius para derreter a prata e iniciar
o processo de molde;

– Quatro técnicas de ourivesaria são usadas na criação do troféu: solda manual, fiação,
perseguição e polimento do metal;

– Oscar Ridener, um ex-vice-presidente da Tiffany & Co., esboçou uma versão inicial
do prêmio em um guardanapo durante uma reunião com a NFL em 1966;

Foto: Divulgação

– 1967 foi o ano em que o primeiro troféu Vince Lombardi foi entregue;

– O troféu foi batizado Vince Lombardi em 1970, em homenagem ao técnico do Green
Bay Packers;

– O Super Bowl conta com 55 troféus premiados até o momento;

– Em 2020, mais de 102 milhões de pessoas assistiram ao Super Bowl LV.

Mais de Lifestyle