Top

Fotógrafa Clara Almeida dá 5 dicas para obter fotos incríveis sem sair de casa

A fotógrafa Clara Almeida – Foto: Divulgação

Dona das lentes que registram a diversão dos amantes da noitada e ensaios fotográficos de artistas, Clara Almeida aproveita a mudança obrigatória de rotina da maioria em consequência da pandemia para indicar pontos-chave para produzir fotos em casa de maneira impecável. 

SIGA O RG NO INSTAGRAM

1- Qual é o melhor horário para fazer fotos dentro de casa? 

A fotografia “indoor”, que são as fotos em ambientes internos, depende muito de iluminação, assim como qualquer outro estilo de foto! Eu, por exemplo, comecei a reparar os horários e momentos em que a luz costuma ficar mais interessante na minha casa, seja pela intensidade ou cor. Isso não significa que o momento em que a luz estiver entrando seja o melhor, vai depender do seu objetivo, pois a única regra por aqui é evitar usar flash nesse assunto. No horário da tarde, temos a luz do sol que é uma luz direta, vamos obter sombras marcadas, contrastes e silhuetas também, então, se o seu objetivo for criar imagens mais duras e fortes o momento é quando o sol estiver entrando no ambiente. Como não temos controle sobre a luz do sol, caso fique muito forte, podemos usar uma cortina branca, por exemplo, para difundir a luz, assim as sombras vão desaparecer um pouco e obtemos uma sombra mais suave. 

Foto: Pixabay

2- Em relação à iluminação natural, você indicaria um posicionamento contra luz ou a favor da luz? Por quê? 

As luzes apagam ou realçam o que queremos fotografar, sejam pessoas ou objetos. Quando fotografamos contra luz temos a famosa silhueta, isso acontece quando o assunto a ser fotografado fica entre a câmera e a fonte de luz, obtemos um fundo claro com assuntos escuros e bastante contraste. Para obter esse efeito pelo celular é só dar um click na tela, no local de onde está vindo a luz. Por isso, se quiser tirar um retrato de alguém, por exemplo, evite sempre a contra luz. Então vai depender muito do objetivo, se eu quero uma fotografia, por exemplo, de um produto, eu jamais usaria a contra luz se o meu intuito fosse mostrar a marca do produto. Ou seja, é muito relativo o efeito da luz, tudo vai depender do nosso objetivo e como queremos o resultado final. 

3- Quais os requisitos principais para tirar uma boa selfie dentro de casa? 

Acredito que o principal requisito é fazer do nosso corpo e rosto uma tela para a criação. Existem milhares de ferramentas que podemos utilizar para expressar, várias situações dentro de casa que chamam nossas câmeras para fazer vídeos e fotos. O mais legal de tirar fotos dentro de casa é que existem poses que a gente jamais faria em um ambiente público, sem contar que estamos no nosso tempo e podemos repetir as tentativas várias vezes até nos sentirmos satisfeitos. 

4- Qual sua sugestão de fundo para as fotos? Uma parede neutra? Em uma varanda? 

Eu confesso que sou fã de um fundo infinito, e para quem não sabe é o famoso fundo branco ou preto, liso por completo, assim temos o assunto principal em evidência. Mas podemos ser muito criativos quando o assunto é fotografia. Para obter um fundo metalizado, podemos usar o para-sol de carros, para isso é só criar uma espécie de “varal” com uma corda de náilon mesmo, ou qualquer objeto que dê pra segurar o para-sol, tente prender com pregador de roupas, e já temos um fundo bem legal! Outra opção é usar tecidos de qualquer cor, esses tecidos podem ser usados como fundo ou podemos usar tecidos transparentes e colocar na nossa frente, de forma que ele fique entre o celular e a pessoa, criando um efeito de filtro com transparência, e o resultado é incrível.

A fotógrafa Clara Almeida – Foto: Divulgação

5- Você tem um programa de edição preferido para esse tipo de foto? Qual você indicaria?

Eu sou totalmente a favor da edição, mas quando ela respeita a harmonia entre a realidade e expectativa, gosto do bom senso. 

Existem milhares de apps que podemos usar na pós-produção, o Lightroom e o Photoshop são os mais completos de todos e ambos são profissionais, porém eles são um pouco diferentes. O Photoshop pode ser considerado uma ferramenta de edição de imagens, ele é mais específico, já o Lightroom é uma ferramenta de gerenciamento de imagens, mas é uma pouco limitado de edição. 

O app que eu mais utilizo é o Lightroom, ele tem uma ferramenta extraordinária aonde eu consigo editar cores por cores. Por exemplo, se eu realizar um ensaio na praia em um dia totalmente nublado, onde eu tenho o céu e o mar sem cor e cinza, eu consigo alterar somente a cor do céu pra azul. Sem contar que podemos usar milhões de “presets”, pois eles ficam salvos em uma pasta lhe possibilitando experimentar todas as opções, porém de acordo com a luz da sua foto será necessário fazer pequenas alterações. Cá entre nós, não tem coisa melhor que um “preset” prontinho, né? Já que estamos falando sobre edição, vou listar 2 apps que mais uso pra uma edição rápida e deixar aquele feed perfeito e dar aquele visual no Stories. 

– Lightroom: É um app pago, que você consegue ter tanto no computador quanto no celular, mas ele possui algumas funções grátis também, é o mais completo quando o assunto é iluminação (exposição, contraste, realces, sombras, brancos e pretos). Conseguimos um alinhamento perfeito na função “geometria”, esconder objetos indesejados com o incrível “pincel de recuperação”, e se você não quer ajustar a imagem inteira, ele permite que você faça alterações pontuais. O mais legal também, é a capacidade de organização do Lightroom por meio de sua biblioteca, pois podemos inserir várias imagens ao mesmo tempo, e quando inserimos as imagens podemos criar álbuns que ficam salvos na nuvem. Lembrando que tem a versões Android e IOS. 

– Dazz Cam: Como hoje em dia não temos tanto acesso a fotografia analógica, existe alguns apps que possibilitam obter essa função, e o Dazz Cam é um deles. Por ser um app pago, existem algumas restrições dentro dele. Nele vamos encontrar várias opções diferentes de câmeras analógicas, e lá você pode escolher uma da sua preferência.

Mais de Lifestyle