Top

Veja cuidados e tratamentos com a pele da região dos olhos e da testa

Foto: Pixabay

Ter sobrancelhas arqueadas é o sonho de consumo de muitos pacientes, principalmente a partir dos 30 anos. E com o uso de máscaras para evitar o contágio pelo coronavírus, o olhar realmente ganhou um novo destaque no rosto. É por meio dele que vemos as emoções de outras pessoas, mas as rugas e flacidez na região podem atrapalhar. “A queda das sobrancelhas pode ser causada pelo envelhecimento, ser consequência de alguma alteração palpebral ou ter relação com a genética. Além disso, alguns pacientes têm as sobrancelhas muito baixas e para compensar contraem o frontal formando rugas”, afirma o Dr. Lucas Fustinoni, médico divulgador científico nas áreas de Tricologia e Estética e membro da World Trichology Society.

Prevenção – De acordo com o médico, o principal problema que afeta as pálpebras é a flacidez que surge na região com o passar dos anos. Porém, é possível retardar o aparecimento da alteração por meio do uso de cremes específicos para a área dos olhos, que devem conter ativos que não agridem a pele e são menos propensos a causarem irritações, além de possuírem propriedades tensoras, antioxidantes e hidratantes, como a vitamina C, A e E. “Além disso, é fundamental o uso de um fotoprotetor, visto que, nos últimos anos, a incidência de câncer de pele aumentou nas pálpebras. O ideal então é que este produto seja hipoalergênico e oftalmologicamente testado, pois a área dos olhos é muito sensível e suscetível a irritação. No dia a dia, vale a pena apostar nos óculos escuros com proteção UV, para garantir que a pele dessa região não seja agredida”, diz o médico.

Tratamentos – Quando já é necessária uma intervenção estética com procedimentos, uma das novidades, que ajuda a rejuvenescer a testa, é o Lifting Facial não cirúrgico com células-tronco adiposas. “As células-tronco são retiradas de adipócitos do tecido gorduroso de regiões como abdômen, flancos, coxas e depois é realizado um procedimento especial de centrifugação para separar somente as células tronco. Em seguida, elas são injetadas na face com microagulhas sem necessidade de cortes ou cirurgias. As células-tronco têm a capacidade de se diferenciar em uma ampla gama de células do tecido cutâneo, produzindo colágeno e revertendo os sinais do tempo. Também podem produzir uma quantidade enorme de fatores de crescimento que ativam as células da pele a se proliferar”, afirma o médico. Apenas uma sessão já traz resultados muito satisfatórios, diz. “Esse procedimento beneficia principalmente pessoas que buscam rejuvenescimento facial de forma intensa e não invasiva, principalmente na faixa dos 30 aos 35 anos em que a produção de colágeno começa a cair drasticamente”, completa.

No caso da área dos olhos, um dos procedimentos é Fox Eyes, que consiste em uma combinação de técnicas para elevar a cauda da sobrancelha deixando o olhar mais sexy e com menos aparência de “cansado”. “Para chegar ao objetivo, o médico realiza uma combinação de procedimentos como a toxina botulínica para relaxar musculatura específica, o ultrassom microfocado que estimula o colágeno da pele a ser produzido dando uma textura mais firme para a pele reduzindo a flacidez, e fios absorvíveis de PDO, que são utilizados com agulhas especiais para levantar a sobrancelha. Dependendo do caso, uma sessão inicial seguida de uma de retoque já é o suficiente para alcançar os efeitos desejados”, explica.

O médico diz que essa combinação de procedimentos é indicada para pessoas a partir de 30 anos que desejem evitar a queda das sobrancelhas e o excesso de pele nas pálpebras, pelo envelhecimento, assim como para o tratamento do problema em quem já sofre com a queda das sobrancelhas, ou como complemento à blefaroplastia. “Consulte sempre um médico para melhor indicação relacionada ao seu caso”, finaliza o médico.

Mais de Beleza