Top

Dia Nacional da Cachaça: aprenda a fazer 3 drinks com essa bebida

Foto: Divulgação

A Diageo, líder mundial em bebidas alcoólicas premium e proprietária da marca de cachaça Ypióca, celebra o Dia Nacional da Cachaça com três receitas especiais neste domingo (13.09). Primeiro destilado da América Latina, mais antigo que o rum caribenho e a tequila mexicana, a bebida nasceu praticamente com o Brasil, há cerca de 500 anos em um engenho desconhecido do litoral do país.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“A cachaça é uma bebida muito versátil e pode ser consumida de diversas formas, pura, fria, quente ou em coquetéis, muito além da tradicional caipirinha”, afirma Paula Costa, vice-presidente de Marketing da Diageo. “É um orgulho termos em nosso portfólio a icônica Ypióca, marca de cachaça mais antiga do Brasil, que conta com mais de 170 anos de história e que desperta paixão em seus consumidores”, completa.

João Morandi, embaixador de cachaça da Diageo, ensina três receitas que harmonizam com queijos, aperitivos, carnes e até frutos do mar, que podem ser apreciadas em casa durante happy hours. “A cachaça pode ser base para a tradicional Caipirinha, paixão brasileira levada para os melhores pubs e bares do mundo. Mas ela vai muito além, o Tonic 5 é um drink delicioso e refrescante perfeito para os amantes dos drinks com tônica. Já o Old Fashioned é feito com uma exclusiva combinação de cachaça com malte que surpreende e conquista”, destaca.

Em momentos de celebração, mesmo em casa, é sempre importante relembrar da importância do consumo responsável. “Algumas dicas são: comer e ingerir água antes de beber e enquanto estivermos consumindo bebida alcoólica”, reforça Morandi. “Também vale lembrar que, independentemente do tipo de bebida ingerida, seja cachaça, vinho ou cerveja, o efeito no organismo é determinado pela quantidade ingerida, e não pelo tipo de bebida. Álcool é sempre álcool.”

Caipirinha Dourada Reserva Carvalho

Foto: Divulgação

Ypióca Reserva Carvalho é a seleção de cachaças das melhores safras, envelhecidas por um ano em barris de carvalho, o que torna essa cachaça suave e complexa em seu sabor e aroma. Ideal para ser saboreada em doses ou para trazer suavidade para a sua caipirinha dourada.

Ingredientes

● 50ml de Ypióca Reserva Carvalho;
● 1/2 limão siciliano;
● 2 colheres de chá de mel;
● Gelo a gosto;
● Copo baixo caipirinha.

Modo de preparo

● Cortar o limão ao meio e em seguida cortar uma das metades em gomos;
● Levar ao copo, adicionar o mel e macerar delicadamente;
● Adicionar o gelo e a medida da cachaça Ypióca Reserva Carvalho;
● Opcional: levar à coqueteleira para homogeneizar o coquetel;
● Servir com mexedor.

Old Fashioned 160

Foto: Divulgação

Ypióca 160, edição comemorativa dos 160 anos da marca, é o whisky das cachaças, uma exclusiva combinação de cachaça com malte que surpreende e conquista. Ideal para ser consumida pura, bem gelada ou em drinks como o Old Fashioned.

Ingredientes

● 50ml de Ypióca 160;
● 1 ½ colheres de chá de açúcar;
● 3 lances de angostura;
● Gelo a gosto;
● Casca de laranja;
● Copo de whisky.

Modo de preparo

● Adiciona o açúcar e angostura no copo;
● Dilua os dois ingredientes com um pouco de Ypióca 160;
● Adicione os 50ml de Ypióca 160;
● Adicione o gelo e mexa;
● Decore com uma lasca de casca de laranja.

Tonic 5

Foto: Divulgação

Drink delicioso e refrescante feito com Ypióca Cinco Chaves perfeito para os amantes dos drinks com tônica. Ypióca Cinco Chaves é uma experiência única de aroma, um blend de cachaças raras envelhecidas em barris de carvalho com tampas de amburana e armazenadas em tonéis de castanheira por mais de 20 anos. Sua complexidade a torna uma cachaça rara e inconfundível.

Ingredientes

● 50ml de Ypióca Cinco Chaves
● 150ml de água tônica
● Palito de cana de açúcar
● Limão siciliano
● Gelo a gosto
● Copo alto

Modo de preparo

● Esprema um 1/4 de limão siciliano
● Adicione a medida de Ypióca Cinco Chaves e o gelo
● Complete com a água tônica,
● Finalize decorando com uma rodela de limão siciliano e o palito da cana de açúca

Mais de Lifestyle