Top

Conheça as técnicas para cuidar melhor do cabelo grisalho

Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

Os cabelos grisalhos têm ganhado destaque e novos adeptos, seja por uma questão de estilo ou pelo cansaço de pintar os fios regularmente. “Um dos principais motivos para assumir o visual grisalho é libertar-se do retoque mensal da cor e recuperar o cabelo quimicamente danificado”, diz Samuel Verazani, hair stylist do Shades Studio do Shopping Morumbi. O profissional explica que, ao aderir ao cabelo natural, os cuidados devem ser mantidos e até reforçados.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Conforme explica Verazani, o cabelo fica branco pela falta de melanina, pigmento que dá cor aos fios e à pele. Isso ocorre pela morte dos melanócitos, que são as células que produzem a melanina, um processo natural do envelhecimento.

A partir dos 35 anos, aproximadamente, é comum o surgimento dos primeiros fios brancos, mas algumas pessoas apresentam pré-disposição genética e ficam grisalhas antes, até mesmo na faixa dos 20 anos de idade.

“A ausência do pigmento protetor, aliada à poluição diária, ao vento e ao sol fazem com que os fios grisalhos fiquem sem vida, ásperos, quebradiços e sem brilho”, exemplifica.

A melanina tem como função proteger os fios das agressões do dia a dia. Ou seja, quanto menos desse pigmento estiver presente no organismo, mais fragilizado o cabelo grisalho fica e mais precisa de atenção para não ter um aspecto de descuidado.

“A melanina também influencia na hidratação e no aspecto sedoso do cabelo, por isso os fios brancos tendem a ser mais ressecados, com textura irregular e quebradiços”, comenta. Nesse caso, os produtos indicados para os fios grisalhos são os xampus com fórmulas mais naturais – sem sal, veganos, livres da parabenos e cristalizados (incolor).

“Para ter efeito prateado, o ideal é utilizar um xampu neutralizador ou matizador, por conter uma coloração cinza ou violeta na composição. Ele consegue neutralizar o amarelado dos fios que são é causado pela exposição solar”, explica o hair stylist. Contudo, esse xampu em específico deve ser usado somente uma vez por semana, porque o uso em excesso pode deixar os fios roxos.

Verazani também recomenda que se use protetor solar próprio para cabelo, que ajuda a retardar o envelhecimento e evita que os fios fiquem amarelados por conta da luz solar. “Na praia ou na piscina, o ideal é repassar o protetor a cada 2 horas”, recomenda.

As máscaras à base de carité, pantenol e aloe vera, entre outros ativos, ajudam a hidratar as madeixas grisalhas, além do uso de óleo ou manteiga, próprios para cabelos, como um pré-xampu para evitar a perda de umidade e potencializar a hidratação.

“O leave-in [SH – RD] pode ser passado na noite anterior ou algumas horas antes de fazer a assepsia do fio (antes de lavar o cabelo), ele vai dar essa nutrição e fazer com que o cabelo continue a reter umidade, sem perda de líquido. Ele também pode ser usado depois da lavagem e do condicionamento: a cliente pode passar no cabelo úmido e deixar secar ao natural, ou também pode ser usado depois de seco, como se fosse um óleo para dar brilho”, esclarece. J

Já o óleo, na versão light, pode ser adicionado à máscara para potencializar o tratamento depois da lavagem, tanto nos fios úmidos ou secos.

Mais de Beleza