Top

Veja dicas para manter resultados de tratamentos estéticos interrompidos pela quarentena

Foto: Pixabay

Os tratamentos médicos com equipamentos revolucionaram o mundo da estética, com tecnologias capazes de definir os músculos, reduzir medidas, e combater o envelhecimento facial.

Pandemia do coronavírus

Mas por conta do novo coronavírus, muitas clínicas tiveram que ser fechadas para evitar um alto índice de contágio e consequentemente a sobrecarga do sistema de saúde. Mas o que pode ser feito para manter os resultados e não ser prejudicado pela interrupção do tratamento?

Alternativas

“Ainda não sabemos quanto tempo vai durar esse isolamento social. Existem tratamentos para gordura localizada como o Total Sculptor que são feitos em apenas uma sessão com criolipólise, corrente de estímulo muscular e ultrassom macrofocado. Mas essa mesma plataforma do Total Sculptor também traz tecnologias como radio e criofrequência para tratar alterações como celulite e flacidez, nesses casos em mais sessões”, afirma o Dr. Abdo Salomão Jr, dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.

“Nesses casos, o ideal para não ser prejudicado é apostar nos bons hábitos”, acrescenta o médico.

De acordo com o dermatologista, quando falamos do combate ao envelhecimento facial, existem alternativas terapêuticas – que não têm tanto peso quanto um procedimento – mas que podem ser boas aliadas nesse momento. “Por exemplo, quando um tratamento com laser Vektra para manchas é interrompido, para manter os resultados o paciente pode usar em casa o ácido retinóico e o tranexâmico para poder manter o clareamento das manchas”, explica o médico.

“No caso do Ultrassom 3D Solon, indicado para rugas e flacidez de pele, o paciente que teve seu tratamento interrompido pode fazer uso de substâncias renovadoras e hidratantes, como ácido retinóico, progenitrix, hyaxel”, explica.

“Além disso, podemos indicar também vitaminas orais que vão ajudar nesse momento”, explica a dermatologista Dra. Claudia Marçal. “Para os casos de flacidez e rugas, podemos indicar cápsulas com Vitamina C, Exsynutriment, Glycoxil e In.Cell. No caso de manchas, podemos indicar também Bio-Arct, Polipodium Leucotomos e Picnogenol”, completa a médica.

Já no caso dos tratamentos corporais, os bons hábitos de vida (atividade física dentro de casa, controle do estresse, dieta e melhora da qualidade do sono) podem impactar positivamente na manutenção dos resultados de celulite, gordura e flacidez.

Veja as principais dicas do que pode ser feito:

Reduza o estresse

“Pratique meditação, mindfullness. Para quem está em casa fazendo home office, a cada 60 ou 90 minutos de trabalho, pare 15 minutos para respirar, tomar um café, ou simplesmente fechar os olhos. O tempo de recuperação é extremamente importante para manejo de estresse”, afirma a Dra. Aline Lamaita, angiologista e membro do American College of Lifestyle Medicine.

O estresse é capaz de liberar hormônios que favorecem o acúmulo de gordura e celulite. Uma maneira de ajudar o seu corpo contra esse problema é fazer uso de suplementos orais como Modulip GC.

“Portanto, mesmo estressado e com o cortisol alto, o sistema nervoso receberá a mensagem de que deve continuar realizando a quebra de gordura, assim é possível diminuir o acúmulo de gordura abdominal, uma das mais difíceis de ser eliminada, e controlar a vontade do paciente de ingerir doces”, explica Mika Yamaguchi, farmacêutica e diretora científica da Biotec Dermocosméticos.

Coma saudavelmente

“Uma dieta com déficit calórico pode ajudar nos casos em que o paciente está acima do peso ou com gordura localizada”, explica Salomão Jr.

“Além disso, a alimentação possui um papel fundamental na manutenção e fortalecimento do organismo, pois é responsável por fornecer nutrientes essenciais para as funções orgânicas, inclusive as imunológicas”, afirma a Dra. Marcella Garcez, médica nutróloga e professora da Associação Brasileira de Nutrologia.

Fuja dos doces, dos carboidratos e dos laticínios em excesso. “Em geral, qualquer alimento que cause inflamação e liberação de radicais livres são danosos para o nosso corpo em geral e para a pele. Os mais comuns são os carboidratos de menor valor glicêmico como açúcares, massas de farinha branca e alimentos com gordura saturada como as frituras”, afirma a cirurgião plástico Dr. Mário Farinazzo, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Esses alimentos pioram o quadro de celulite.

Fique hidratado

Para diminuir a retenção de líquidos, que piora o inchaço e a celulite, o melhor é manter-se hidratado.

“Quanto menor a ingestão de água, maior a viscosidade do sangue. Além disso, a desidratação favorece a queda da pressão arterial, ameaçando vários órgãos. O consumo adequado de água garante que o organismo seja irrigado e bem nutrido de sangue”, afirma a angiologista Dra. Aline.

“Beber pelo menos 2 litros de água é fundamental, mas a hidratação também pode ser feita pelo consumo de água de coco ou frutas ricas em água, como pera, uva e melancia, que também tem nutrientes importantes para a pele”, diz o dermatologista Dr. Jardis Volpe, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Evite o álcool

“O consumo de álcool prejudica a pele através de surtos imediatos e efeitos a longo prazo do envelhecimento, e deve ser evitado, ou pelo menos deve ser tomado com moderação”, diz a dermatologista Dra. Claudia.

“Quem ingere álcool em excesso, sente muita sede, principalmente no dia seguinte. Isso acontece porque o organismo precisa de água para metabolizar o álcool. No entanto, se não houver água suficiente, o organismo busca nos tecidos periféricos a água para realizar o seu trabalho. E esse é o grande problema, pois a perda d’água afeta muitos órgãos, inclusive a pele, diminuindo o viço e colaborando para o ressecamento e a descamação”, explica o Dr. Paolo Rubez, cirurgião plástico e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

“Além disso, o álcool é especialmente maléfico após a realização de um procedimento estético, afetando na recuperação e até mesmo nos resultados”, acrescenta o cirurgião. O álcool aumenta o inchaço e sangramento, além de ressecar a pele, segundo Rubez. Em outras palavras, o álcool é capaz de pôr a perder todas as sessões que você já fez!

Fique ativo

Enquanto as academias estão temporariamente fechadas, as pessoas podem se exercitar menos. Mas ignorar seus exercícios afetará negativamente sua pele. “É importante manter-se ativo em casa, pois o exercício físico, quando praticado de forma regular traz uma série de benefícios para a saúde, inclusive para a pele. A atividade física (incluindo exercícios aeróbicos, musculação e alongamentos) é importante em diversos aspectos”, afirma a cirurgiã plástica Dra. Beatriz Lassance, membro do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida.

“Com a atividade física, também temos aumento de antioxidantes endógenos, que combatem os radicais livres; isso leva ao retardamento do envelhecimento, com efeito antiaging”, afirma a Aline. Além disso, a atividade física dentro de casa pode evitar problemas como trombose, que tende a aparecer mais em pessoas sedentárias.

Durma o suficiente

O sono é uma parte importante dos cuidados com a pele. Durante o sono, o corpo entra em um modo regenerativo e construtivo, onde também produz colágeno.

“O momento do sono é restaurador para a pele e para outros órgãos do corpo. Quando não dormimos direito não permitimos que as células sejam renovadas e os radicais livres eliminados”, afirma o Dr. Farinazzo.

Mesmo que o seu horário de trabalho possa mudar ou se você estiver trabalhando agora em casa, certifique-se de descansar o suficiente para o benefício da sua saúde. A maioria dos estudos diz que os adultos precisam ter entre sete e nove horas de sono por noite. E para quem está de ‘férias’, uma dica importante: não troque o dia pela noite.

E fique tranquilo, ao final desse processo que exige esse esforço do isolamento social, equipamentos como Total Sculptor e Ultrassom 3D Solon estarão de volta e com força total para continuar a esculpir seu corpo.

Mais de Beleza