Top

Fios de sustentação: procedimento pouco invasivo auxilia na flacidez da pele

Com o passar dos anos, é comum que o envelhecimento da pele resulte em novas características, como aumento da flacidez, rugas e linhas de expressão. Muitas pessoas não se acostumam com essas mudanças e acabam buscando opções para suaviza-las, como cirurgias plásticas. Mas quem busca soluções menos invasivas, uma opção está muito em alta: aplicação de fios de sustentação.

SIGA O SITE RG NO INSTAGRAM

Esses fios têm a função de tracionar e levantar a pele – resultando em um efeito lifting -, além de estimular a formação de colágeno. Produzidos com material biodegradável chamado PDO (polidioxanona), os filamentos tem pequenas garras ao longo de sua extensão, o que proporciona fixação na pele e, consequentemente, a tração. O colágeno é estimulado a partir da formação de fibroblastos e tem como objetivo tonificar a pele. A qualidade utilizada varia de três a oito fios, de acordo com as necessidades de cada paciente.

“O processo é minimamente invasivo, sem a necessidade de intervenção cirúrgica, por isso o tratamento tem sido muito procurado. É aplicada anestesia local e utilizada uma microcânula, que faz furinhos no rosto do paciente para inserir os filamentos. O procedimento dura, em média, 30 minutos”, explica Andrezza Fusaro, sócio-fundadora da Royal Face.

De acordo com a especialista, após a aplicação, o paciente pode voltar à sua rotina, mas com alguns cuidados: “Especialmente na primeira semana, deve-se evitar movimentos faciais de tração, como abrir muito a boca, massagens, fumar, exagerar na prática de exercícios físicos e se deitar com o rosto apoiado no travesseiro. É preciso manter a higienização da pele em dia, para evitar infecção local”.

Assim como outros procedimentos estéticos, existem algumas contraindicações para o uso deste tratamento, principalmente para gestantes, lactantes, diabéticos, hipertensos descompensados, portadores de doenças autoimunes, infecções na região da aplicação, neoplasias e uso contínuo de anticoagulantes. Conheça alguns mitos e verdades da técnica:

Mitos

Pode ser feito em qualquer idade – A técnica dos fios com garra é indicada para pessoas que apresentam alguns sinais de envelhecimento e flacidez da pele, o que geralmente ocorre a partir dos 30 anos. Para pessoas mais jovens, acima dos 18 anos de idade, pode ser iniciada a prevenção, com a aplicação de fios lisos e parafusos (espirais), apenas para estímulo de colágeno.

Tem resultado permanente – Como os fios de sustentação são absorvíveis pela pele, o efeito dura entre um ano e um ano e meio. Após esse período, eles podem ser colocados novamente.

Causa um efeito “fake” – Logo após a aplicação dos fios, são percebidas pequenas mudanças, como uma pequena elevação da pele. Os resultados aparecem de forma gradativa, de acordo com a absorção dos fios pela derme. O efeito final do tratamento pode levar cerca de três meses para aparecer, mas sem esticar a pele como no caso de uma cirurgia plástica.

Verdades

Os fios remodelam o rosto – Os fios de sustentação proporcionam um levantamento sutil da pele flácida, devido à tração, remodelando naturalmente o rosto. A liberação de colágeno ainda retarda o aparecimento de rugas e linhas de expressão.

Pode ser aliado a outros tratamentos – Dependendo do grau de flacidez da derme, das rugas e linhas de expressão, o procedimento traz melhores resultados quando aliado a outros tratamentos, como preenchimento com ácido hialurônico e aplicação de toxina botulínica.

O procedimento causa reações – Após a aplicação, pode haver reações como vermelhidão na região, edema, hematomas, dores leves e retração de pele, que desaparecem a partir de 10 dias do procedimento.

Lembrando que é importante procurar sempre uma clínica de estética especializada, para garantir uma avaliação adequada de cada paciente e que o procedimento seja realizado por profissionais capacitados, com produtos de alta qualidade, assegurando o sucesso dos resultados.

Mais de Beleza