Top

O hype do sul

O Hotel Verta é a pedida no promissor sul de Londres

Por Chris Bicalho

A pouco mais de um ano da Olimpíada, Londres se prepara em tempo recorde para o grande encontro, sem atrasos e com tudo seguindo o mais rígido protocolo – it’s so british. The city that never dies apronta mais e mais em cada esquina: onde há um andaime há um projeto, assinadíssimo, arrojadíssimo, futuras referências que irão povoar, de gente e de ideias, áreas ainda pouco exploradas pelos londrinos e principalmente pelos viajantes que ainda sobrevoam apenas Chelsea e Mayfair.

Aconteceu com East London há uns bons anos, agora a marcha se dá para o sul, onde a turma empreendedora pretende levar ótimos restaurantes, clubs, bares e, claro, hotéis para lá, lá onde Clapham, Brixton e arredores despertam de um sonho working class que já não combina em nada com a eterna capital do mundo. Pois bem, na onda de revitalização um hotel bárbaro acaba de abrir suas portas, na instant cool vizinhança de Battersea.

Inaugurado no  mês passado, o Hotel Verta não pousou no Southbank por acaso: aproveitou-se do fato de o heliponto de Londres estar ali do lado para, já de cara, apresentar aos hóspedes seu primeiro diferencial: transfer do aeroporto de… helicóptero. Os atrativos não param aí, não: o décor é uma deliciosa combinação de old-war glamour com clássicos do mobiliário inglês e elementos modernistas aliados a ícones do design contemporâneo. É estilo demais, um perigo nas mãos erradas. Mas aqui a coisa funciona, e como.

Os quartos, o lobby, restaurantes, bar, spa e tudo mais são uma viagem aos bons tempos da Europa aristocrática e aventureira. Tem no ar um clima meio pré-Revolução Industrial, às vezes Bauhaus. Tem também um flerte seríssimo com a era de ouro da aviação, lá no comecinho do século 20. Você vai perceber assim que cruzar o lobby. Aperte os cintos e relaxe logo a seguir. E o Tâmisa, logo ali, correndo ao pé do edifício que já se impõe no skyline, torna tudo ainda mais anacrônico – ou atemporal, depende da vista da sua suíte. Mas todas tem, a vista.

Chamá-lo de hotel boutique seria simplista demais, assim como citá-lo com um cinco estrelas. É mais, muito mais que isso. É hotelaria post modern na veia, equilíbrio perfeito entre o que esperamos da vida longe de casa (um hotel com cara de casa) e o que fazemos a partir daí: do not disturb. At all. E queremos mais: um ótimo restaurante – aqui tem; um bar para ver e ser visto – aqui tem; um spa milagroso com terapias nunca antes vistas – aqui tem. Obras de arte por todos os lados – aqui tem!!! E o que tem mais? Vagas. O que mais você precisa? Ah, sim, as coordenadas para chegar. Anote aí: Sat Nav Ref: SW11 3RP.

Mais Chris Bicalho, aqui.

Mais de Lifestyle