Top

Toscana exclusiva

Por Marco Assub

A região da Toscana, na Itália, reúne ótima producão de vinho, gastronomia, arte, história e paisagens únicas. Durante o verão europeu, o local exala seus aromas e exibe suas cores mais marcantes, como os inacreditáveis campos de girassóis. São várias as cidades a serem descobertas: Firenze, Pisa, Arezzo, Siena, Lucca, Cortona… A maioria dos turistas elege Firenze e Siena como base, por possuírem mais estrutura hoteleira e facilidades, mas vale a pena sair do óbvio. Experimente viver a Toscana nas cidades menores e também vivenciar hotéis que são uma verdadeira experiência.

Montalcino: A pequena cidade, com aproximadamente cinco mil habitantes, é conhecida pelo famoso (e espetacular) vinho Brunello de Montalcino. Durante o dia você encontra um certo vaivém de turistas. Mas é ao cair da tarde, quando os turistas se vão, que se revelam os encantos de seus moradores. Misturados aos poucos forasteiros que pernoitam na região, eles exibem sua simpatia nas ruas, bares, restaurantes e enotecas do vilarejo medieval. A simpatia descolada de Renata, que largou Milão há 12 anos e hoje tem uma loja de itens confeccionadas em linho, produzidos por costureiras locais. Entre um cliente e outro, ela toma uma taça de vinho no bar, do outro lado da rua, com suas elegantes amigas e “joga conversa fora”. A simpatia contagiante de Antonio, que te recebe de braços abertos em seu pequeno restaurante, como se fosse um velho amigo. Um vilarejo cheio de gentilezas, onde o tempo parece ter parado.

ONDE COMER
Re di Macchia: Uma portinha escondida no centro histórico de Montalcino revela a culinária Toscana em sua melhor forma. O ambiente do restaurante é extremamente acolhedor e sem frescuras. Tudo comandado pelo casal Antonio e Roberta. Ela é a responsável pela cozinha e seus ingredientes, sempre frescos. Antonio fica a cargo da carta de vinhos e também é quem recebe os clientes… que neste caso são recebidos mais como convidados do que clientes. No cardápio estão massas e carnes da culinária clássica toscana. Uma boa pedida é começar pelo antipasto toscano (seleção de frios, patês e pães) e terminar com a massa caseira Pici al ragù di cinghiale. Na carta de vinhos, uma infinidade de Brunellos diferentes, com quase todos os produtores da região. O local é pequeno então reservas são recomendadas no jantar. Sem dúvida, um restaurante para ser feliz.

Leia mais: As dicas de Edmundo Sansone Neto para região da Emilia-Romagna

ONDE SE HOSPEDAR
Castello Di Velona resort, Termal Spa & Winery
: Uma autêntica fortaleza medieval do século 11 transformada em hotel. O Castello Di Velona está em uma colina do Val d’Orcia e apenas a 10 km do centro de Montalcino. Para onde quer que se olhe, a vista é de tirar o fôlego, paisagens em 360 graus dos vales e parreiras da Toscana . Possui o spa mais bacana da região e o perigo é você não querer sair do hotel, afinal é um castelo com vinícola própria, piscinas, spa, bom restaurante e atendimento primoroso.

Il Borro: O local, que já pertenceu à dinastia Medici e a família Savoia, hoje é propriedade da família Ferragamo. Em 1993, o magnata da moda Ferruccio Ferragamo, filho de Salvatore Ferragamo, se apaixonou pelo local e comprou a aldeia medieval semi abandonada e em ruínas. Anos de restaurações e reformas minuciosas se passaram e o local renasceu unindo história, bem estar e sofisticação. O complexo Il Borro possui hotel, dois restaurantes, bar, hípica, Spa, vinícola, pequenas lojas e igreja. Tudo isso com a chancela do prestigiado selo Relais & Chateaux.
Em seus 700 hectares, o Il Borro possui grandes plantações de uva, aonde se pode passear a cavalo ao cair da tarde. No Spa você encontra uma piscina particular e um grande cardápio de terapias. A gastronomia nos  restaurantes é comandada pelo chef Andrea Campani, que desfila seu talento em pratos tradicionais e contemporâneos, produzidos com ingredientes frescos da região. Tudo parece perfeito, mas o ponto alto fica para o atendimento e a hospedagem em si. Você escolhe entre os diferentes quartos, projetados em uma vila medieval, um autêntico borgo italiano.
Tanta exclusividade e sofisticação atraem pessoas dos quatro cantos do mundo, como o casal Penélope Cruz e Javier Barden, que estavam por lá curtindo férias no mês passado. O Il Borro é daqueles lugares que se bastam. Vale reservar um tempo somente para curtir toda a experiência, com calma. São mais de mil anos de história em uma viagem sofisticada ao passado.

COMO CIRCULAR
Na Toscana é imprescindível alugar um carro.
Para viagem de carro, já sabe, vale caprichar na playlist e incluir sonoridades diferentes. Duas idéias:
1 – Duets II do Tony Bennett: Neste álbum o mestre Tony Bennett faz duetos com artistas como Amy Winehouse, Lady Gaga, John Mayer, Queen Latifah, Aretha Franklin, Sheryl Crow e outros.
2 – Wilder Mind do Mumford & Sons: O recente álbum da banda inglesa vai super bem com o visual das estradinhas locais, sem acelerar demais.

Mais de Lifestyle