Top

Na Enoteca Maria, quem comanda a cozinha são ‘nonnas’ do mundo inteiro

Imagine um restaurante italiano que serve pratos como guiosa de camarão,  bife de chorizo e ceviche. Na Enoteca Maria, em Staten Island, Nova York, parte do menu muda a cada dia para enaltecer a culinária de um país ao redor do globo. Quem decide o que vai cozinhar e coloca a mão na massa, no entanto, não são renomados chefs, mas “nonnas” da Grécia, Do Egito, de Bangladesh, do Japão…

Na cozinha do restaurante, tradicionais senhoras italianas preparam todos os dias pratos como ragu de maiale, gnocchi de gorgonzola e porpettone de verduras frescas. Elas dividem espaço com colegas da mesma faixa etária, mas de origem completamente diferente.

No site do restaurante, o calendário é atualizado conforme as “chefs” internacionais confirmam presença. Nesta semana, por exemplo, o cliente da Enoteca pode experimentar pratos típicos do Egito pelas mãos da Nonna Mona na quinta-feira (22) ou delícias da Turquia trazidas pela Nonna Rezzam na sexta-feira (23). No sábado, é a vez da Nonna Ploumitsa, da Grécia, mostrar sua culinária.

Dono do lugar, o nova-iorquino Joe Scaravella é filho de italianos e batizou a casa em homenagem à mãe, Maria, que morreu pouco antes da abertura do restaurante.

A originalidade do menu somada à simpatia de Scaravella, que recebe pessoalmente os clientes, faz com que o restaurante receba reservas do mundo inteiro. Se Nova York está nos planos para as próximas férias, vale a pena incluir a Enoteca no roteiro!

 

Mais de Lifestyle