Inspirador de um lifestyle desejado no mundo todo, o Rio de Janeiro vai abrigar uma inédita plataforma de moda, o Rio Moda Rio – sobre o qual RG já falou por aqui. O evento dá seu pontapé inicial com uma semana de desfiles de 12 grifes (por enquanto, é este o número confirmado), entre 14 e 18 de junho, e segue com programação multidisciplinar por todo o ano: um edital para novos estilistas, sendo que três deles serão premiados com a participação na segunda edição do RMR; ciclos de palestras temáticas em faculdades; exposições de relevância cultural e artística para a cidade; e, no fim do ano, um prêmio dedicado aos melhores do segmento em 12 diferentes categorias.
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Além disso, as nomenclaturas das estações do ano serão abolidas e, atendendo aos desejos do mercado, serão exibidas em salas de apresentações multiuso, com temperatura à escolha de seus criadores.
A semana de desfiles será também a primeira a lançar o sistema see now, buy now (veja agora, compre agora), formato que o mundo inteiro está adotando para alinhar as datas de apresentação das coleções aos lançamentos do varejo.
“A moda é um segmento importante da criação, assim como o design, a música e gastronomia. Nosso compromisso é cruzar e tangibilizar outros setores em torno da moda, aproximá-la da economia criativa e levá-la para uma dimensão além da conhecida”, afirma Duda Magalhães, que está entre os organizadores.
“O Rio Moda Rio é a grande oportunidade de transformar um projeto de moda em uma plataforma completa de comunicação. Queremos ir além das passarelas e, para isso, trazemos um evento que permeia todo o ano com ações voltadas para o mundo da moda”, revela Rodolfo Medina, que também está por trás do evento.
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Para marcar a abertura do evento, acontece um desfile-homenagem a marcas históricas dos anos 80 e seus grandes mestres, até hoje reverenciados pela influência no estilo de vestir do brasileiro. Com direção de Gringo Cardia, conhecido no país e no exterior como um importante artista multimídia, serão lembradas coleções icônicas da Company, Georges Henri, Maria Bonita e Yes, Brazil.
O acesso ao Pier Mauá será democratizado a partir da venda de ingressos. Habitualmente sem trânsito nas semanas de moda, o público desta vez está convidado a fazer parte do movimento e a vivenciar a multiplicidade de ações.
Com exceção das salas de desfile, todas as outras atrações estarão abertas ao público:
• Rio Moda Rio Antecipa – Pop up stores com produtos exclusivos das marcas participantes
• Rio Moda Rio Descobre – Espaço para exposição e venda de novos estilistas e designers
• Rio Moda Rio Apresenta – Palco para shows e performances artísticas após os desfiles
• Circuito Art Rio – Exposição de galerias de arte contemporâneas selecionadas
• Rio Moda Rio Conversa – Programação de palestras e workshops
• Rio Moda Rio Degusta – Área de alimentação com o melhor da gastronomia carioca
• Rio Moda Rio Lounges – Espaços de convivência e entretenimento dos patrocinadores
Para fechar o Rio Moda Rio, a organização do movimento quebra a distância entre a passarela e as ruas com uma apresentação na praça símbolo do Porto Maravilha, um desfile coletivo produzido pela Aventura Entretenimento, que levará os destaques da semana à Praça Mauá. A melhor vitrine para a moda dos novos tempos.
O principal parceiro do Rio Moda Rio é o Sistema FIRJAN, e a plataforma também conta com patrocínio da Natura. À frente da empreitada, estão os empresários Rodolfo Medina e Duda Magalhães, da Dream Factory, e Luiz Calainho, da L21. A primeira, empresa de live marketing e comunicação do Grupo Artlplan, responsável pela produção de grandes eventos, como o Rock in Rio e o Sónar; e a segunda, holding atuante nas áreas de comunicação e entretenimento e uma das idealizadoras da Feira Art Rio.