Top

Bela, recatada e “do lar”: entenda o meme e veja quem aderiu

A internet amanheceu repleta de postagens com a irônica hashtag #belarecatadaedolar e manifestações pelo empoderamento feminino, nesta quarta (20.04). A onda começou no fim da tarde de segunda (18.04), depois que a revista Veja publicou um perfil da esposa de Michel Temer, intitulado: “Marcela Temer: bela, recatada e “do lar”. Ao lado, a gente selecionou algumas manifestações de famosas como Fafá de Belém, Fê Paes Leme, Deborah Nascimento e mais. Confira!

Leia mais: Tilda Swinton interpreta personagem japonês em “Doutor Estranho” e fãs reclamam

O texto, que logo viralizou e se transformou em uma série de memes, provocou uma ampla discussão sobre machismo e padrões femininos. No perfil, Marcela é retratada como uma mulher de sorte: por causa da agitação política, teve que voltar da praia, mas o marido a leva para jantar. Sua rotina consiste em cuidar da cada e “um pouco dela mesma” – vai ao dermatologista e ao cabeleireiro, por exemplo -, levar e buscar o filho pequeno do casal à escola, desfrutar da companhia da mãe – já que Temer fica a semana toda em Brasília.

Em repúdio, logo as mulheres começaram a postar fotos com a hastag #belarecatadaedolar acrescidas de um toque de libertinagem, digamos assim: em bares, festas, nuas ou com roupas provocantes, fazendo gestos obscenos… Já foram criados também um Tumblr dedicado ao tema e até uma ferramenta para adicionar as palavras “bela, recatada e do lar” a sua foto .

Leia mais: “Não invisto na bolsa, mas em coisas que acredito”, afirma Bruno Gagliasso, que vai abrir quatro novos empreendimentos

Se você fizer uma busca só no Instagram (sem contar Facebook, Twitter e etc.) pela #belarecatadaedolar, vai ver que o número na galeria de fotos não para de crescer…

Mais de Gossip